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  ADUR  Informa

ANO  23

Nº 36

29 DE JANEIRO

2001/2002

Seção Sindical do ANDES-SN Filiada à CUT


         ADUR Informa - publicação da Associação dos Docentes da UFRuralRJ. 
         Conselho Editorial: Áurea Echevarria, Francisco de Assis da Silva, Nídia Majerowicz, 
                                            Ricardo L. L. Berbara e Valdomiro Neves Lima.
         Edição e editoração: Regina Rocha (Reg. 16269/MTb).  
       Fotos: Lenin Pires.
                   As matérias não assinadas são de responsabilidade do Conselho Editorial.

BEM-VINDOS  A  2002

   







                                                                                                                                                Fotos: Lenin Pires & Nidia Majerowicz 

        Uma das mais longas greves já realizadas nas universidades federais significou ganhos financeiros, mas, sobretudo, avançou na defesa da Universidade Pública. A Adur, seção sindical do Andes-SN, se dirige aos estudantes para debater os resultados desse movimento histórico e reafirmar compromissos para com a sociedade e o povo brasileiros em 2002. Por isso mesmo a idéia de uma festa de boas vindas, para celebrar as culturas regionais que compõem o Brasil e estão  representadas na Rural, onde desponta o grupo Xaxado pra Lua, formado por estudantes da universidade. Nela reafirmaremos nossa aliança de princípios em defesa da universidade pública e a disposição para mais um ano de lutas.

Grande festa de boas-vindas a 2002

Lançamento do CD do grupo Xaxado pra Lua

É hora de comemorarmos não só os resultados da greve mas também o reencontro de professores, estudantes e técnico-administrativos. Para isso, nada melhor do que uma festa.

Barraca de comidas típicas e bebidas; apresentação de grupos folclóricos regionais da UFRRJ (bumba-meu-boi, capoeira, forró, e outros); artistas convidados: Trio Nordestino; Bandas da UERJ e Nova Iguaçu.

Quinta-feira, dia 31, às 21h, em frente ao P1


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Por que fomos à greve, o que ganhamos 
e quais são as nossas tarefas em 2002

Após 108 dias em greve, docentes das instituições federais de ensino superior concluíram uma das maiores greves de sua história de forma vitoriosa. Mas muitas perguntas ainda precisam ser respondidas, sobretudo por que estamos, em pleno mês de janeiro, reiniciando o segundo semestre do ano passado. Porquê a greve se fez necessária? Porquê demorou tanto? Não havia outra forma de enfrentar o problema? O que se ganhou com essa greve? Qual o futuro da Universidade pública no Brasil?

O Adur Informa, órgão de divulgação da Adur, seção sindical do Andes-SN,  dedica a sua edição nº 36 para esse diálogo com a comunidade.

Segundo dados do próprio MEC, sistematizados pelo Andes-SN, de 1995 a 2001 os gastos do governo com o ensino superior despencaram dos 9,2% das receitas correntes líquidas para 3,7%. Nesse mesmo período, os serviços da dívida pública (juros e encargos) subiram de 24,9% para 42,6%. O arrocho salarial imposto pelo governo completou o quadro de estrangulamento econômico-financeiro orientado contra todo o serviço público, em particular as IFEs (Instituições Federais de Ensino) e os docentes. Natural que a reação fosse explosiva.

O governo FHC havia sido alertado, ao longo dos últimos anos pelo Andes-SN e demais entidades de trabalhadores das universidades que a situação era dramática. Além disso, em junho de 2001, por ocasião da SBPC, representantes dos reitores das IFES divulgaram uma nota muito dura, denunciando a política de estrangulamento do governo e anunciaram que as Universidades não teriam condições de desenvolver suas atividades com um mínimo de normalidade. O governo fora chamado ao debate para solucionar os problemas, mas não se interessou.

 Porquê o governo não negociou, prolongando a greve por três meses?

Sem perspectivas de negociação, o único caminho para a comunidade universitária era a greve. O objetivo do movimento docente era fazer uma greve forte e rápida, que resolvessem os problemas e restabelecesse a normalidade em curto espaço de tempo. De fato, cerca de 52 IFE - 95% do total - aderiram ao movimento grevista logo no início, em 22 de agosto de 2001. Alguns dias depois já se contabilizavam cerca de 46 mil docentes efetivos (incluindo o ensino fundamental e médio) e 400 mil alunos de graduação com suas atividades suspensas. Alunos de graduação e pós-graduação, apoiaram o movimento participando das manifestações, como Universidade na Praça e O vestibular foi adiado em 27 das 56 IFE e, cada vez mais, a sociedade se convencia da importância das reivindicações dos docentes.

O governo federal, porém, no lugar de negociar democraticamente, buscou dividir, reprimir e derrotar o movimento. Durante dois meses desconheceu a greve. Depois disso, pressionado pela força do movimento, aceitou fazer reuniões. Adotou então como tática o expediente de reuniões intermináveis, suspensão de salários, batalhas judiciais, disputa nas mídias nacional e internacional, divulgação de propostas para desmenti-las na imprensa.

Desautorizando os próprios parlamentares da chamada base governista, que participaram das negociações, o ministro Paulo Renato e sua equipe procuraram, de forma rasteira, levar os professores  ao cansaço e à desconfiança em suas direções. A perspectiva privatista do governo não foi abandonada.

As artimanhas do governo foram em vão: com intensos debates e decisões das assembléias realizadas de norte a sul do país, a árdua batalha foi vencida pelos professores. Uma vitória de toda sociedade. 

O que a greve conquistou?

O término unificado e vitorioso da greve foi garantido pela unidade e força do movimento. A sensibilização da sociedade repercutiu no Congresso Nacional. A solução para o impasse da greve e o acordo final foram mediados por parlamentares da oposição e da base governista, apesar das iniciativas do MEC de inviabiliza-lo até o último momento. Os ganhos obtidos com a greve podem ser assim resumidos.:

»   Reajuste médio de 13% abrangendo todos docentes do ensino fundamental, médio e superior ativos e aposentados das Instituições Federais de Ensino (IFEs), contrariando a política adotada pelo MEC de excluir os docentes do ensino fundamental, médio e aposentados.

»   Equiparação do valor das gratificações de incentivo à docência dos professores do ensino médio e fundamental (GID) aos dos professores do ensino superior (GED). Este ganho tem um caráter econômico e moral muito importante porque beneficia uma parcela da categoria discriminada pelo governo na greve de 1998.

»   Reajuste incidente sobre o salário e não sobre a GED/GID, conforme planejava do MEC em sua proposta inicial. Hoje, cerca 75% do salário docente é constituído por gratificações que podem ser retiradas sem contrariar a legislação.

»   Suspensão da tramitação da Lei do Emprego Público que visa precarizar o contrato de trabalho dos futuros docentes, acabando com o atual regime de contratação (Regime Jurídico Único).

»   Compromisso do MEC de liberar 1000 novas vagas para concursos docentes até 2003, podendo chegar a 2000 vagas, e contratação pelo Regime Jurídico Único. Hoje as IFEs têm 6000 vagas docentes em aberto devido à proibição de concursos e contratação de docentes a partir de janeiro de 1998.

È menos do que queríamos e merecíamos. Entretanto, é muito mais do que ganharíamos (NADA), se não insistíssemos em nossa disposição de lutar e negociar. 

E agora? A responsabilidade de todos nós

Conquistamos uma vitória frente a um governo que nos últimos seis anos ultrapassou todos os limites em matéria de entreguismo. Mas a orientação política do governo prossegue inabalável em prejuízo de todos os que vivem de seu trabalho, o que aumenta nossa responsabilidade. Não por acaso encontram-se em greve há mais de 3 meses as universidades estaduais do Paraná e da Paraíba, estados governados segundo os mesmos princípios do governo Federal. Ao mesmo tempo, o governo FHC tenta inviabilizar qualquer greve futura no Serviço Público Federal através de um Projeto de Lei enviado ao Congresso Nacional. Os desafios são imensos e sérios.

Vencemos apenas um round de uma longa e penosa luta de preservação da qualidade e do caráter público e gratuito do ensino federal.

Cabe a cada segmento da comunidade universitária organizar-se e unificar-se em defesa da construção de um projeto de desenvolvimento que coloque o ser humano, seus sonhos e necessidades como objetivo.

Um projeto que resguarde a qualidade da produção universitária para referenciá-la no público, contrariando o governo que a quer vinculada aos interesses dos capitalistas.

Um projeto que veicule a mais irrestrita democracia nas relações universitárias é, igualmente, fundamental. A universidade, como lugar da racionalidade científica, mas também abrigo das consciências societárias e culturais de um povo,  deve servir de exemplo na observância de princípios tão caros à humanidade como é a democracia.

Portanto, num ano de eleições nacionais, para o executivo e legislativo nos âmbitos federal e estaduais, não podemos fugir a responsabilidade de debater e documentar nossas opiniões sobre o país, sobre a educação, sobre os caminhos a seguir, sobre o projeto de desenvolvimento para o país e o papel da Universidade.

A partir da unidade conquistada em 2001, conclamamos a todos para as mobilizações e lutas que seguem em 2002, por um país e mundo melhores.

 


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