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Publicação da
Associação dos Docentes da
UFRRJ - Seção
Sindical do Andes-SN
Filiada à CUT

   



 Nº 56
 3 de novembro de 2003


 
                                ADUR Informa -  Publicação da Associação dos Docentes da UFRuralRJ. 
                                         
Conselho Editorial: Abner Chiquieri,  Áurea Echevarria,  Luciana Nóbrega, Luiz 
                                                              Mauro, Nídia Majerowicz, Valdomiro Neves, Ricardo Berbara.

                                          
Edição e editoração:  Regina Rocha (Reg. 16269/MTb). 
                                Reportagem e redação: Regina Rocha e Ana Manuela Soares.
                                Fotos: Lenin Pires.

                                 
  As matérias não assinadas são de responsabilidade do Conselho Editorial.

 

ADUR-RJ
TEM  NOVA  DIRETORIA


Prof. Canrobert P. L. Costa Neto

CHAPA ÚNICA, ENCABEÇADA PELO PROFESSOR CANROBERT PENN LOPES COSTA NETO, DO DEPARTAMENTO DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS, RECEBEU 88,10% DA PREFERÊNCIA DOS QUE COMPARECERAM ÀS URNAS DIAS 29 E 30 DE OUTUBRO. MAIS SOBRE A POSSE E UM BREVE BALANÇO DE GESTÃO NA PÁGINA 8.

 
 
 
 

ENTIDADES  RECEPCIONAM  CALOUROS

 

O DCE, o SINTUR e a ADUR, em trabalho conjunto, no dia 22 de outubro, participaram da programação de recepção aos calouros (2003/II), organizando uma aula inaugural. No salão vermelho do PQ’, repleto de calouros, num clima de entusiasmo, alunos, servidores e docentes viveram momentos inesquecíveis. Entremeada de informações, cultura, música, debate político e, principalmente, calor humano, os estudantes de várias partes do Brasil, e até da África, passaram uma manhã muito rica em suas vidas.

Representando a ADUR-RJ, a docente Luciana Nóbrega (DLCS) falou sobre Universidade e Cidadania. A professora Luciana, em suas reflexões, enfatizou que a universidade não pode cumprir o seu papel se não souber a sua importância na formação do cidadão e da cidadania na vida democrática. Ao pontuar os diferentes aspectos do que vem a ser cidadania, a professora afirmou que o conceito de cidadania não é estático e que, ao se pensar o futuro de nossos jovens, não se pode esquecer o caminho percorrido até aqui, ou seja, a história das lutas que nos permitiram construir o momento em que vivemos. Duclério José do Vale, servidor da Rural há 30 anos, representando o SINTUR-RJ, destacou a importância da solidariedade e cordialidade que deve ser desenvolvida e cultivada entre os estudantes em suas atividades universitárias, ao longo de sua estada na Rural. Representando a Fasubra Sindical, Agnaldo Correa ressaltou a importância, bem como as dificuldades encontradas para que os três segmentos da comunidade se articulem para discutir e construir um novo projeto de universidade.

O estudante João Brandão, representando o DCE-RURAL, além de prestar uma série de informações sobre a Rural, conclamou os estudantes a participarem, de modo orgânico, da vida da Universidade, através das entidades representativas (DCE, Centros Acadêmicos) e ressaltou a importância da luta pelas reivindicações dos estudantes e em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. Representando a UNE, o estudante da Tadeu Britto falou sobre a importância da participação do estudante na vida da universidade e do país, sobre o atual contexto político do país, o papel dos movimentos sociais bem como sobre a reforma universitária que vem sendo proposta pelo governo federal.


 

RURAL PERDE VAGAS DOCENTES

É incrível, mas é verdade. Na mais recente sessão do Conselho Universitário (28/10/03), o Reitor comunicou aos presentes que a Universidade perdeu três vagas docentes este ano por não ter observado o prazo de seis meses entre a concessão da vaga pelo MEC e a publicação do edital dos concursos.

Num momento de escassez de docentes, de salas superlotadas, de necessidade de atendimento aos cursos novos, perdeu-se uma oportunidade de reposição de quadros. O reitor, porém, disse na sessão do CONSU que “ninguém é culpado”. Quem é responsável?

Em outras universidades, vários editais foram lançados. Na Rural, os Departamentos terão que aguardar nova distribuição. Adicionalmente foi dito pelo reitor que o nome dos Departamentos prejudicados não poderá ser revelado. Por que razão? Onde está a transparência? (Página 2)


Reitor: "ninguém é culpado".

 

GED, URGENTE!

DOCENTES, O PRAZO FATAL PARA PREENCHER O FORMULÁRIO DA GED E ENTREGAR OS COMPROVANTES É
07/11/2003 (SEXTA-FEIRA).

TODOS OS ATIVOS FAZEM O PEDIDO, INCLUSIVE
QUANDO AFASTADOS.

NÃO ESQUEÇAM!

DIRETORIA ADUR-RJ
S.SINDICAL


Página 2

VAGAS PARA DOCENTES


Reitor diz que perdeu prazo de Edital e Rural ficará sem concurso

No sessão do Conselho Universitário de 28/10, o Reitor José Antonio Veiga comunicou aos presentes que a Universidade perdeu três vagas docentes em 2003. Isto se deu por que a Reitoria não observou o prazo de seis meses entre a concessão da vaga pelo MEC e a publicação do edital dos concursos. Com isso, os departamentos terão que aguardar um outro momento em que o Ministério da Educação renove a mensagem às universidades. Universidades Federais no Rio de Janeiro e de outros estados não perderam tempo. Vários editais para contratação de professores já foram publicados.

Na referida sessão, além da confissão tardia da inabilidade de sua administração, o reitor foi pouco transparente. Primeiro, disse que as vagas estavam perdidas, “mas ninguém é culpado”, eximindo a Reitoria da responsabilidade. Em outro momento, perguntado sobre os departamentos que teriam sido prejudicados, disse que esta informação não poderia ser revelada.

EM OUTRAS IFES FOI DIFERENTE

Na Universidade Federal Fluminense, dois editais para professores adjuntos e assistentes já tiveram suas inscrições encerradas e um terceiro está em curso. Estes editais foram publicados de acordo as Portarias MPOG nº 450, de 06/11/2002, publicada no DOU de 07/11/2002, nº 33, de 03/04/2003, publicado no DOU de 04/04/2003 e MEC nº 697, de 15/04/2003. Um total de 7 vagas, que a instituição tratou com o devido zelo. Fundamentadas nas mesmas portarias, outras universidades no país organizaram concursos para docentes, como no Pará, Pernambuco e Itajubá.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro publicou seu edital nº 147, em 3/10/03. Neste constam 17 vagas para candidatos a professores adjuntos. O edital foi elaborado em resposta à mensagem do governo federal, publicado em Diário Oficial de 25/6/03. Em menos de quatro meses, portanto, a UFRJ mostrou-se diligente com assunto relevante para suas atividades. Segundo Veiga, sua administração não conseguiu ter o mesmo procedimento.

DESCONSIDERAÇÃO

Num momento de escassez de docentes, de salas superlotadas, de necessidade de atendimento aos cursos novos, a Reitoria da UFRRJ afirmou que perdeu uma oportunidade de recompor parte do quadro docente. O episódio deixa a sensação que as mobilizações da comunidade foram ignoradas pela atual administração. As assembléias de estudantes e docentes, para discutir a falta de professores, parecem não ter sensibilizado a Reitoria. O debate realizado em 29/7/2002, com a presença do próprio reitor, parece ter sido desconsiderada. A ADUR publicou um caderno especial sobre o tema. Tamanho investimento, porém, foi relegado a segundo plano, como sugere a inabilidade da atual administração da UFRRJ.
 

Os Departamentos terão que aguardar nova distribuição. Acreditamos, porém, que os diretores das unidades acadêmicas devem solicitar esclarecimentos à Reitoria sobre este acontecimento. Afinal, concurso para docentes é algo de que não podemos abrir mão.

 

 Julho de 2002:
estudantes se mobilizam para sensibilizar a
Reitoria para o problema da falta de professores.

 

PELO CAMPUS

Mistério

Na Rural tudo pode acontecer. Às vezes, até fatos estranhos, inexplicáveis.Em 22/09, retornando de um final de semana, encontramos os postes de iluminação da ADUR e do SINTUR derrubados. Era uma segunda-feria. No sábado anterior não houve vendaval. Não consta que qualquer viatura tenha atropelado o poste. Um mistério. O fato foi registrado na guarda, mas ninguém sabe, ninguém viu. Como conseqüência, ficamos sem telefone, luz, fax, computador, totalmente isolados. Os prejuízos materiais apurados foram: serviço de eletricidade, compra de poste, fios, tubulações, entre outros. Juntamse os prejuízos morais de atendimento incompleto aos filiados e a insegurança de se desconhecer as causas da ocorrência.

Esperamos que a Divisão de Guarda e Vigilância possa desvendar o mistério: acidente, causas da natureza, vandalismo, sabotagem? A insegurança no campus continua!
 


 

NATAL SEDIOU 47º CONAD

Entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro, a categoria docente definiu no 47º Conselho Nacional do ANDES-SN, (CONAD) sua agenda de lutas até o próximo Congresso Nacional do ANDES-SN. O 47º CONAD foi sediado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN-SSind), em Natal. Na pauta do evento, os temas propostos no Caderno de Textos do Conad variaram desde a avaliação de conjuntura e a greve de 2003 até a independência do ANDES-SN em relação às centrais sindicais.

Como resultado geral, apontou-se um calendário de lutas que possibilite impor resistências às reformas universitária, sindical e trabalhista, apostando em processos de unidade com os segmentos universitários, com a população e os demais trabalhadores.

Partindo da necessária análise das reformas da Previdência e Tributária, os representantes das Seções Sindicais de todo o País concluiram que o governo Lula tem se pautado por seguir a agenda neoliberal, em detrimento dos trabalhadores. O CONAD também se posicionou em relação às propostas de reformas sindical e trabalhista anunciada pelo governo federal. É preciso reafirmar o princípio de independência sindical, extensiva à Central Única dos Trabalhadores; apostar na aliança estratégica com os demais movimentos sociais, procurando estabelecer uma agenda que informe as mudanças reivindicadas pelo povo brasileiro.

A Reforma Universitária também foi amplamente debatida. Pautou-se como necessário seu acompanhamento pela categoria docente com redobrada atenção. É crescente o interesse de grupos financeiros nacionais e transnacionais pela ampliação e abertura do que os capitalistas chamam de mercado universitário, no Brasil. Por outro lado, o governo Lula já nomeou uma chamada Comissão de Alto Nível, responsável por refletir acerca do conteúdo da reforma. A exemplo da reforma da Previdência, interesses externos podem influenciar o processo. No curto prazo, há riscos de empobrecimento do debate e exclusão da participação da comunidade universitária nas discussões. Tudo que o capital deseja.

A plenária final avançou pela madrugada da segunda-feira, 3/11, quando fechamos esta edição. Por este motivo não pudemos veicular o calendário de lutas aprovado.

A Adur-SSind participou do 47º Conad e em breve apresentaremos na página da ADURRJ, na internet, e no Jornal da Adur as impressões de nossa delegação e os resultados desta edição do Conselho Nacional.
 


Página 3

SINDICATO NACIONAL DEFENDE FIM DO PROVÃO

ANDES-SN APÓIA UM NOVO SISTEMA
DE AVALIAÇÃO

O ANDES-SN considera que a proposta do documento Sistema Nacional de Avaliação Superior: Bases para uma Nova proposta da Educação Superior, formulada por uma comissão especial instaurada pelo governo, em abril deste ano, rompe com o sistema de avaliação com base no Provão e no ranqueamento das universidades. O Provão foi criado pelo ex-ministro Paulo Renato e foi rechaçado pela comunidade universitária na maioria das universidades, principalmente nas públicas.

O ANDES-SN tem posição contrária ao exame nacional aplicado aos formandos e defende uma política de avaliação institucional ampla que garanta os recursos públicos orçamentários suficientes para que haja ensino de qualidade nas instituições públicas.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais do Sindicato (GTPE), Vera Jacob, o SINAES ainda precisa ser melhorado, mas é um avanço significativo em relação ao Provão. O problema é que o sistema proposto parece abrir uma perspectiva tão boa para as instituições, em especial para as públicas, que o próprio governo não quer adotá-lo. Segundo Vera Jacob, na última reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd), em Poços de Caldas, a secretária de Ensino Fundamental do MEC, Maria José Feres, foi questionada sobre o fato de o governo anunciar o fim do Provão e, ao mesmo tempo, assinar uma portaria (1402/03) instaurando o exame nacional de avaliação para os estudantes das licenciaturas. A resposta, conta a diretora do ANDES-SN, foi que o SINAES não seria uma política de governo, mas apenas uma proposta de uma comissão do ministério. Já o projeto de certificação, ou o provão para os professores, foi assumido pela secretária como uma política do MEC. De acordo com Vera, várias entidades do setor de educação estão apoiando o SINAES.

RESPONSABILIDADE DO ESTADO

Segundo Vera, o ANDES-SN apóia a proposta da nova avaliação, mas com algumas restrições. Para a coordenadora do GTPE nacional, algumas propostas do novo sistema precisam ser aprimoradas. Uma delas refere-se ao diagnóstico da situação das instituições. “Falta dizer o que vamos fazer diante do diagnóstico das avaliações que, no caso das públicas, já sabemos qual será. O SINAES não deixa clara a responsabilidade do Estado com as verbas para a manutenção da qualidade de condições e do ensino nas públicas”. No caso das particulares, Vera defende que haja uma política de fiscalização por parte do governo que obrigue as mantenedoras ao custeio e a manutenção da qualidade do ensino superior oferecido pelas mesmas. 

PARIDADE NAS COMISSÕES

Outra preocupação da professora é quanto à composição das comissões de avaliação internas propostas no novo sistema. “No documento não fica claro o caráter democrático da avaliação, nem a garantia da constituição paritária da representação da comunidade nas comissões internas”, critica. 

PAIDEIA NÃO PREOCUPA

Junto do SINAES, a comissão do MEC propôs um Processo de Avaliação Integrada de Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área (PAIDEIA). Segundo o documento da comissão do MEC, o PAIDEIA propõe uma avaliação com base em uma “concepção formativa e construtiva, não unicamente mecanismo de controle”.

O Processo de Avaliação seria aplicado em forma de exames a apenas alguns grupos de alunos, em diferentes momentos da formação. O objetivo seria recolher dados e informações sobre o desenvolvimento do desempenho, aquisição de conhecimentos, políticas pedagógicas, expectativas profissionais, entre outros.

Na avaliação da professora Vera Jacob, apesar de ser um exame, o PAIDEIA não compromete a proposta do SINAES. A prova não é obrigatória para todos os estudantes e o levantamento dos dados seria feito com base em uma amostragem.
 


PAIUB É EXEMPLO


SINAES  PROPÕE AMPLA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

O novo sistema tem como ponto de partida o extinto Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB, criado no início dos anos 90. O programa era sustentado pelo princípio da adesão voluntária das universidades e concebia uma auto-avaliação como etapa inicial de um processo que, “uma vez desencadeado, se estendia a toda a instituição e se completava com a avaliação externa”. Uma das críticas feitas pela coordenadora do GTPE do ANDES-SN ao SINAES é que este não apresenta a fase de avaliação externa.Segundo Vera o ANDES-SN defende que seja criado um fórum institucional onde setores da sociedade civil organizada e movimentos sociais tenham representação para expor à comunidade universitária sua avaliação sobre a produção das universidades públicas em relação às demandas sociais.

A comissão que formulou o SINAES conclui, na apresentação da proposta, que a educação superior no Brasil está desequilibrada, e um dos motivos seria a avaliação exclusivamente centrada no MEC. Outro problema é que o atual sistema não considera instituições e cursos como sujeitos da avaliação, além de não distinguir adequadamente supervisão de avaliação, privilegiando a primeira. O Provão, no parecer da comissão que propôs o SINAES, não constitui um sistema nacional de avaliação,  mas uma justaposição de verificação de algumas condições, impostas pelo MEC.

O SINAES, segundo seu documento de apresentação, tenta articular “regulação e avaliação educativa”. A comissão foi buscar nas metas do Plano Nacional de Educação sua fundamentação. “O enfoque a ser adotado considera a Avaliação Institucional não como um fim em si, mas como parte de um conjunto de políticas públicas, no campo da educação superior, voltadas para a expansão do sistema pela democratização do acesso para que a qualificação do mesmo faça parte de um processo mais amplo de revalorização da educação superior como parte de um projeto de desenvolvimento de nação brasileira”, diz o documento.

REFORMA SINDICAL A CAMINHO

O ministro do Trabalho, Jaques Wagner, afirmou em 13/10 que conta com uma convocação extraordinária do Congresso, durante o recesso de janeiro, para poder iniciar a discussão da reforma sindical. Ao instalar a  Comissão Nacional de Direito e Relações do Trabalho, formada por 36 participantes entre juristas e especialistas em relações do trabalho, ele disse que a proposta de reforma sindical em discussão no Fórum Nacional do Trabalho será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o fim de novembro. Ele disse que a comissão de notáveis será permanente e terá como atribuições assessorar o Fórum; prestar consultoria ao ministério sobre relações trabalhistas, como no caso das terceirizações; e ajudar no processo de ratificação de tratados e recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O presidente de honra será o jurista Arnaldo Sussekind, um dos autores da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Também participarão da comissão representantes de várias organizações como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). (Geralda Doca – Brasília)


Páginas 4, 5 e 6

(Relatório Financeiro de 2003 – somente na mídia impressa).


Em 5/2 tomou posse a diretoria para o biênio 2001/2003. A chapa única, encabeçada pelo professor Laélio Nunes de Lima, ICHS/DLCS, obteve 322 votos dos 361 professores que foram às urnas (mais de 90% dos votos válidos). Participaram da gestão ainda as professoras Nidia Majerowicz (Instituto de Biologia/IDF), Elenice Santos A.C. de Souza (CTUR) e os professores Adivaldo Henrique da Fonseca(IV/DESP), André Scarambone Zaú (IF/DCA), Laerte da Cunha Azeredo (ICE/DEQUIM) e Marcos Bacis Ceddia (IA/Solos).
 

Rio Grande, 23/2/: abertura do 21º Congresso do Andes-SN, com a participação da delegação da UFRRJ.

Em 26/6, no auditório Gustavão, o tema Fundações Universitárias foi discutido em mais uma edição do Fórum de Debates da ADUR-RJ, uma iniciativa da ADUR-RJ.


Debate sobre a falta de docentes entre a Reitoria e as entidades representativas da comunidade dia 29/7/2002.

 


Debate sobre a Reforma da Previdência promovido pela ADUR, em 26/2.

 

A Rural na passeata que fechou o Centro do Rio, dia 15/5.


Assembléia em 3/7, reafirmou a greve a partir de 8/7.

 


Docentes aprovam suspensão da greve em 1/9.

 



Página 7
 
META DE SUPERÁVIT PRIMÁRIO DE 4,25% ATÉ 2007

GOVERNO REDUZ GASTOS SOCIAIS

PARA O VICE-PRESIDENTE DO ANDES-SN, JOSÉ DOMINGUES DE GODÓI, O ANO QUE VEM VAI COMEÇAR MAL PARA OS BRASILEIROS, EM FUNÇÃO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PARA 2004 E DO PROJETO DE LEI DO PLANO PLURIANUAL 2004/2007 (PPA) PROPOSTOS PELO GOVERNO FEDERAL. ISSO PORQUE, SEGUNDO O DIRETOR DO SINDICATO DOS DOCENTES, A EQUIPE ECONÔMICA DE LULA PRETENDE REDUZIR EM 4% DO PIB OS GASTOS ORÇAMENTÁRIOS COM OS SETORES SOCIAIS EM RELAÇÃO AO ORÇAMENTO DESTE ANO. O PL DO ORÇAMENTO DEVE SER VOTADO ATÉ O DIA 12 DE DEZEMBRO PELO CONGRESSO NACIONAL. JÁ O PPA MANTÉM COMO META O SUPERÁVIT PRIMÁRIO DE 4,25% ATÉ O ANO DE 2007, PROSSEGUINDO A POLÍTICA DE AJUSTES FISCAIS E CORTES, PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E INVESTIMENTOS SOCIAIS. O GOVERNO JUSTIFICA QUE, COM OS AJUSTES PREVISTOS NO PPA, REDUZIRÁ A DÍVIDA PÚBLICA EM 50% EM RELAÇÃO AO PIB ATÉ 2007. HOJE, A DÍVIDA BRASILEIRA CONSOME 57% DE TUDO O QUE É PRODUZIDO PELO PAÍS.

Segundo uma nota técnica de autoria da Assessora de Política Fiscal e Orçamentária do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Selene Peres Nunes, nos primeiros meses do governo Lula, R$ 14,1 bilhões do orçamento de 2003 foram contingenciados. Isso significa 22,7% das chamadas despesas discricionárias ou passíveis de corte. São passíveis de corte despesas não destinadas a pessoal, previdência, transferências a estados e municípios. Deste montante, apenas R$ 1,4 bilhão foi liberado em maio e, segundo a assessora do Inesc, em setembro, houve novo contingenciamento de R$ 319 milhões, “sob o argumento de tratar-se de ‘um corte temporário’, mesmo que há três meses do final do exercício”.

DÍVIDA QUE CORROI A TUDO

O documento divulgado pelo Inesc dá a exata medida do desastre econômico produzido pela política de ‘austeridade’ originada no governo Fernando Henrique e aplicada com esmero pela equipe de Lula. Segundo Selene Peres, a dívida líquida do setor público entre 1998 e 2003 aumentou 127%. A técnica lembra que este foi o período em que o Brasil saldou todos os compromissos e cumpriu todas as metas de superávit, impostas pelo Fundo Monetário.

“(DES)ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS DO PPA”

Em sua análise, a assessora do Inesc chama a atenção para o fato de que o documento que serviu de base para a formulação do PPA 2004-2007, “Orientação Estratégica do Governo”, não propõe nenhuma alternativa para os cortes previstos na política orçamentária. Segundo Selene Peres, o governo Lula não deixa claro qual o objetivo do PPA: se privilegiar o social ou a estabilidade econômica à custa de ajuste e arrocho. “Poder-se-ia dizer que há vários modelos em um: o que consolida a estabilidade por meio do ajuste de contas do setor público, o que acelera o crescimento por meio do combate à vulnerabilidade externa, o que busca o desenvolvimento ambientalmente sustentável e o que se concentra em programas sociais dirigidos à inclusão”, afirma.

Segundo a assessora, os números mostram qual das políticas será adotada de fato. Para 2004, o gasto social, que representava 4,29% do PIB em 2002, caiu para 3,81 em 2003 e para 4,04 no orçamento proposto para 2004. “Isso num orçamento de 20,93% do PIB, já desconsideradas as despesas financeiras de 63,33% do PIB”.

Selene afirma, ainda, que o “cenário róseo” do PPA conflita com as promessas de retomada de crescimento anunciadas pelo governo. A estimativa de receita para o PPA é de R$ 1,85 trilhão para os próximos quatro anos, e a assessora ressalta que, se as taxas de juros, atualmente na casa dos 20%, não forem reduzidas em pelo menos seis pontos percentuais, em média, em um ano, “a conseqüência será um novo contingenciamento em 2004”, ou seja, menos verba para as áreas sociais.

Descontados os efeitos práticos da execução do plano, que depende das ações do governo, a assessora ressalta o caráter positivo da participação da sociedade civil, “tanto nos Fóruns Estaduais de Participação como nas audiências setoriais realizadas por alguns Ministérios”. Para a técnica, a participação das entidades e movimentos no processo de consulta pública do PPA, ainda que seu resultado não seja materializado, foi um avanço e um sinal de que há interesse na ampliação deste espaço. O projeto enviado ao Congresso ainda prevê uma avaliação e revisão do Plano pela sociedade organizada.

EFEITOS ATÉ O FINAL DO ANO

Para o diretor do ANDES-SN Domingues Godoi, o PPA não altera a lógica da política de ajuste e arrocho do governo. Domingues lembra que o orçamento de 2004 prevê a redução de 4% dos gastos nos setores de Educação e Saúde. “A comunidade só vai perceber de fato o resultado desta política em meados de novembro, quando a peça orçamentária estará em votação no Congresso”, comenta. Em relação à política salarial, o diretor critica a precisão orçamentária para 2004. Em 2003, os servidores receberam um reajuste ínfimo de 1%, com um orçamento de R$ 1,2 bilhão destinado para este fim. Em 2004, o governo propõe R$ 1,6 bilhão para o reajuste do funcionalismo federal. Isto significa que os servidores amargarão mais um ano de perdas, com um reajuste de pouco mais de 1% “e um fantástico abono de R$ 12”, ironiza Domingues.

A nota técnica do Inesc foi divulgada pelo Andes-SN em sua página eletrônica (www.andes.org.br).
 

 

UNIVERSIDADE

ADEQUAÇÃO DO ESTATUTO DA RURAL À LEGISLAÇÃO EM DEBATE
 

A Reitoria da UFRRJ apresentou, em maio de 2003, uma proposta de adequação do estatuto da universidade à legislação em vigor. A iniciativa, tomada com um atraso de pelo menos seis anos, visa fazer com que o estatuto da instituição incorpore enunciados da legislação educacional em vigor. Entre estes documentos encontra-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996). A Sra Vice-Reitora, professora Maria da Conceição Estelllita Vianni, preside a Comissão de Adequação do Estatuto da UFRRJ à Legislação Vigente, criada através da portaria GR/126, de 15 de março de 2002. Integram a Comissão representantes da ADUR-RJ e do SINTUR-RJ. A tarefa desta Comissão é apresentar uma proposta ao Conselho Universitário. 

ENTIDADES DEBATEM A PROPOSTA DA REITORIA

Ao receber a proposta, a diretoria da ADUR-RJ encaminhou-a ao seu Grupo de Trabalho em Políticas Educacionais (GTPE) para estudo. Após análise, a professora Célia Regina Otranto produziu um circunstanciado parecer técnico que será oportunamente apresentado à Reitoria, na ocasião em que houver a primeira reunião da Comissão, ainda não agendada.

No dia 7 de outubro do corrente, foi realizado um encontro entre as entidades ADUR-RJ, SINTUR-RJ e DCE-RURAL para discutir o tema. As entidades, através de um ofício conjunto, sugeriram à Sra Vice-Reitora que indicasse os pontos que são “absolutamente indispensáveis para a legalização do estatuto de acordo com a legislação vigente”. Ao mesmo tempo, solicitaram o agendamento de uma reunião com os representantes das entidades para debater estas mudanças de caráter emergencial. As entidades, porém, defendem que a adequação a ser implementada não pode resultar em alterações que só poderiam ser promovidas por um processo estatuinte.

ESTATUINTE

No documento, as entidades afirmam ser consenso a necessidade de se reformular, de modo amplo, o estatuto da universidade. Segundo elas, porém, a UFRRJ merece ter em seu estatuto artigos que tratem de democratizá-la e torna-la mais dinâmica frente aos avanços e necessidades da sociedade brasileira. Todavia, para o alcance desta conquista, as entidades consideram que “o instrumento adequado para esta reestruturação é a instauração de um processo estatuinte representativo dos segmentos da comunidade universitária.”
 


Página 8

ELEIÇÕES


ADUR TEM NOVA DIREÇÃO


Associados à ADUR-RJ, foram as urnas nos dias 29 e 30/10. Participaram da escolha da Diretoria para o biênio 2003-2005, 311 votantes. Uma única chapa, encabeçada pelo professor Canrobert Penn Lopes Costa Neto, do Departamento de Letras e Ciências Sociais, disputou a eleição. A chapa obteve 88,10% da preferência dos sindicalizados que compareceram às urnas. A participação entre os associados foi alta: 63,86%. Cercada de novos desafios, a nova diretoria toma posse amanhã, 04/11, a partir das 13h30, na sala 48 do P1.

Entre os 311 professores que compareceram às urnas, 274 votaram sim, referendando a chapa; 30 professores votaram não, 5 votaram em branco e 2 votos foram anulados. Foi uma participação muito expressiva, considerando que 487 professores ativos tinham direito ao voto.

Nesta terça-feira, tomará posse a Diretoria composta pelos seguintes professores: Presidente: Canrobert Penn Lopes Costa Neto (DLCS); 1ª Vice-Presidente: Rosani Ferreira de Oliveira (DMAT); 2º Vice-Presidente: Orlando Marques da Costa (Depto Biologia Animal); 1º Secretário: Luis Mauro Sampaio Magalhães (IF-Ciências Ambientais); 2ª Secretária: Maria Tereza Carneiro da Cunha (DMAT); 1ª Tesoureira: Irlete Braga da Trindade (Aposentado); 2º Tesoureiro: Frederico José Falcão (CETUR).

Na oportunidade tomará posse também o novo Conselho de Representantes eleito.

A ADUR-RJ convida os professores para a Assembléia de posse. Após a mesma, haverá um coquetel de recepção para a nova Diretoria no quiosque da ADUR.

 

BALANÇO

GESTÃO 2002-2003 DESTACA OS PRINCIPAIS MOMENTOS DO MANDATO

Quando tomou posse, em 5 de fevereiro de 2002, o professor Laélio Nunes de Souza e demais diretores eleitos tinham um desafio: se apoiarem na vitória da greve recém concluída para consolidar um projeto de unidade da categoria. Esta seria a prioridade da gestão, desenvolvendo atividades nos planos local, regional e nacional. “Nós tínhamos um compromisso de luta”, diz.

Dezoito meses depois, o saldo pode ser considerado bastante positivo. A gestão por ele presidida honrou a tradição de luta da entidade, empreendendo mobilizações importantes.

No plano local, por exemplo, teve participação marcante nos colegiados. No Regional, prestigiou todos os eventos do ANDES e da CUT. Nacionalmente, além de participar de todos os eventos do sindicato, envolveu-se nos processos de mobilização em defesa dos direitos dos professores e dos servidores públicos, com destaque para a participação na greve contra a reforma da previdência.

PARTICIPAÇÃO E INFORMAÇÃO 

“Procuramos, com nossa participação, fortalecer o caráter público e a qualidade do ensino, da pesquisa e a dignidade da carreira docente”, afirmou Laélio, lembrando que todos os esforços foram empreendidos para que nenhuma reunião dos conselhos da Rural fosse perdida. 
 

O professor, que é lotado no Departamento de Letras e Ciências Sociais, destacou como um ponto positivo da gestão as iniciativas para socializar ao máximo as informações. “Nós procuramos fazer circular muita informação”. A gestão organizou várias publicações, dinamizou o jornal, apostando em um novo projeto gráfico,  entre outras iniciativas. Laélio afirmou que sua gestão procurou ter uma maior presença física dos diretores junto à base. A convocação para debates, assembléias e palestras foram feitas, muitas vezes, na portaria principal da UFRRJ ou nas  unidades.    “Realizamos várias palestras e debates sobre temas de

interesse da comunidade: Segurança, Fundações, Licenciatura, Eleições, entre outros”. Laélio destaca na política de comunicação o sucesso da página virtual da ADUR. Segundo ele, esse projeto, consolidado na gestão que se encerra, foi o principal veículo de informação da categoria.
 

Ainda no plano local, o presidente lembrou que sua gestão apostou em uma maior integração e solidariedade entre as entidades representativas da comunidade. Foi um período de aproximação entre ADUR, SINTUR e DCE. 

MOBILIZAÇÃO E GREVE 

Em níveis regional e nacional, a ADUR-RJ também se fez presente. Em todas as palestras e debates organizados pela regional do ANDES e pela CUT, assim como passeatas e atos públicos com os demais servidores, sempre tinha um representante da Rural. Em 2003 a ADUR participou do Congresso Estadual da CUT.

A entidade teve presença constante em Brasília, nos momentos de mobilização e, sobretudo, na greve. Na sua opinião, a luta contra a Reforma da Previdência foi o processo que mais exigiu dessa Diretoria. “Não deixamos de ter um integrante no CNG em nenhum momento”. A ADUR também participou de todos os CONADs e Congressos do ANDES, além de participar de outros fóruns, como o Fórum Social Brasileiro que acontecerá em Belo Horizonte, entre 6 e 10 de novembro. 

“NÓS MANTIVEMOS VIVO O ESPÍRITO DE LUTA DA ADUR” 

Para Laélio, as pessoas passaram a participar mais da vida da entidade. Graças a este envolvimento da categoria, foi possível assumir compromissos com as mobilizações e, ao mesmo tempo, ser austero com as contas. Todo mundo deu de si para que o trabalho fosse realizado. O resultado, segundo ele, é uma entidade saneada financeiramente, segura em suas instalações, modernizada em seus equipamentos e com sua vida administrativa normalizada, sem precarização de mão-de-obra.

Segundo ele, graças ao envolvimento dos professores, não foi difícil encontrar pessoas compromissadas para dar continuidade às lutas da categoria.

O professor aposta suas fichas na Diretoria eleita: “Estas pessoas vieram dos processos de lutas que empreendemos contra a precarização do ensino, pela definição de critérios para a distribuição de vagas docentes, contra a PEC, entre outras. Tenho confiança de que estaremos bem representados. Elas têm experiência de luta e compromisso com a Universidade”, afirmou Nunes, para quem as lutas futuras, além de envolver a resistência contra a privatização da Previdência, incluirão a incorporação da GAE, da GED, GID, entre outras. “Temos certeza que elas serão devidamente encaminhadas pela nova diretoria”, finalizou.


Opiniões sobre as matérias do Adur Informa ...


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