Primeira Semana Nacional de C&T

 

Divulgar a produção científica e tecnológica por meio de atividades junto à comunidade. Esse é o objetivo da primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece na semana de 18 a 24 de outubro, instituições de pesquisa científica e tecnológica, universidades, centros e museus de ciência e tecnologia, escolas e associações científicas e tecnológicas promoverão atividades de divulgação científica e tecnológica voltadas para o público escolar e para o público geral.

A Semana foi instituída por Decreto do Presidente Lula em junho e deverá ser promovida anualmente, sempre no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). De acordo com o Ministério, o objetivo da Semana é consolidar no Brasil um mecanismo de mobilização da população para temas e da importância da ciência e tecnologia, atividade que já vem sendo realizada em países como Reino Unido, Espanha, França, África do Sul e Chile.

As atividades da Semana serão realizadas em locais públicos e comunitários, em centros culturais e museus, universidades e instituições de pesquisa, entre outros, com atividades que unem ciência, cultura e arte - como teatro, cinema e música. A programação por estado está disponível no site do MCT.

A Universidade Federal Fluminense (UFF), por exemplo, receberá a comunidade no Instituto de Geociências, que fará mini-cursos e exposições. A universidade também promoverá uma mostra de vídeos científicos, que fazem parte do projeto nacional Ver Ciência. São 24 vídeos editados que têm entre 5 e 10 minutos cada, que abordam uma temática específica ligada à produção científica, como a pré-história, a clonagem, os transgênicos, entre outros.

Também fará parte da programação nacional o evento de observação astronômica O Brasil olha para o céu, já que no dia 27 de outubro, às 23h23, haverá um eclipse total da Lua. Na Bahia, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) promoverá observações astronômicas e oficinas de construção de kits didáticos sobre o sistema solar, entre outras atividades. Já na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Planetário e o Observatório da universidade receberão a comunidade para o acompanhamento e esclarecimento do eclipse por meio de palestra, sessão no Planetário e observação com telescópios.

De acordo com o MCT, a proposta de realizar no Brasil uma Semana Nacional de C&T já era discutida há tempos por sociedades científicas, centros e museus de ciência, instituições e grupos voltados para a divulgação científica e a idéia é que ela se torne uma tradição no país.

(...)

Fonte: SBPC, 18/10/2004.


Rural participa da Semana Nacional
de
Ciência e Tecnologia

 

De 2ª a 6ª, o MCT, em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa, dentre elas a UFRuralRJ, leva à população brasileira temas estratégicos do conhecimento   científico, na 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A idéia é ampliar a  divulgação científica e tecnológica, contribuindo para que a população conheça e discuta os resultados das pesquisas realizadas, sua relevância e o impacto de suas aplicações. O fórum está previsto para ser realizado em outubro, a cada ano, em todo o território nacional.

Neste ano, haverá dias de portas abertas em instituições de pesquisa e Universidades, exposições de ciência e tecnologia, festivais e feiras de ciência, programação especial   em jornais, rádios e TVs, palestras e cursos de extensão, planetários e observações astronômicas, vídeos e filmes científicos, cientistas nas escolas e debates públicos, trem da ciência e excursões científicas e diversas outras atividades de ciência, tecnologia e arte. Na Rural, o professor Valter Gomes Lima coordena as atividades, junto ao Decanato de Extensão. Mais informações: www.mct.gov.br e dext@ufrrj.br. 

Fonte: Rural Semanal nº 30/2004.


 
Principais eventos da Semana no Rio de Janeiro
  • Teatro no Museu da Vida
    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresenta diversas peças teatrais com temas envolvendo ciência e saúde. No dia 19 haverá a peça Lição de Botânica e no dia 20 O mistério do barbeiro, ambas às 10h30 e às 13h30. Após as peças serão realizados debates. Haverá distribuição de senha no Centro de Recepção do Museu da Vida 30 minutos antes.
    Local: Campus da Fiocruz - Tenda do Ciência em Cena
    Data: De 19 a 21/10
    Mais informações: www.museudavida.fiocruz.br ou (21) 3865-2105

  • Visita Guiada à Embrapa Agroindústria de Alimentos
    Estudantes e moradores da região onde se localiza a unidade da Embrapa poderão conhecer processos físico-químicos e sensoriais que ocorrem para conservar alimentos como frutas e hortaliças.
    Local: Av. das Américas, 29501 - bairro Guaratiba
    Data: de 19 a 21/10
    Mais informações: www.ctaa.embrapa.br ou (21) 2410-9538

  • Exposição no CCBB
    O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/MCT) estará divulgando alguns de seus projetos e atividades, incluindo uma demonstração do projeto Visorama, um sistema de visualização em realidade virtual de imagens panorâmicas, mais especificamente um sistema de realidade aumentada, para simular um binóculo pelo qual se observa uma paisagem virtual e se interage com ela. O sistema se aplica às áreas técnica, pedagógica e artística.
    Local: Centro Cultural Banco do Brasil
    Data: de 18 a 22/10

  • CBPF de Portas Abertas
    O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT) abrirá suas portas ao público geral com uma programação diversificada, composta por exposições, vídeos, oficina de tirinhas, experimentos científicos, palestras e visitas guiadas a algumas instalações da instituição.
    Local: CBPF - R. Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca
    Data: de 18 a 22/10
    Mais informações: www.cbpf.br

  • Visitando O Jardim - Trilha Histórica
    Visitas guiadas pelo arboreto do Jardim Botânico organizadas pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio De Janeiro. As visitas deverão ser agendadas previamente no Centro de Visitantes, de 2ª à 6ª das 8h às 17h, pelo telefone 2294-9349. O roteiro terá início no Portão 1008.
    Local: Rua Jardim Botânico nº 1008
    Data: de 18 a 23/10
    Mais informações: www.jbrj.gov.br

  • CEPEL de Portas Abertas
    O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica organiza visitas às instalações da Unidade Ilha do Fundão.
    Local: Av. Um s/n - Ilha do Fundão - Cidade Universitária
    Data: de 18 a 22/10
    Mais informações: www.cepel.br ou (21) 2598-6139

  • Medindo o Diâmetro da Terra - Experimento de Eratóstenes
    A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e a Associação Brasileira de Planetários determinarão, ao longo da semana, o diâmetro da Terra, pelo experimento do grego Erastóstenes (276 a.C –194 a.C), que fez o primeiro cálculo da circunferência do planeta.
    Local: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea
    Data: de 18 a 24/10
    Mais informações: www.rio.rj.gov.br/planetario ou (21) 2274-0046

  • Ciência no Metrô
    A Coordenação Estadual da Semana de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro realiza exposições, peça de teatrom e atividades de orientação e prevenção de saúde nas Estação do Metrô Carioca e São Francisco Xavier.
    Local: Metrô Estação Carioca e São francisco Xavier
    Data: de 18 a 22/10
    Mais informações: (21) 2598-9691

  • Apresentação de Estudos Práticos em Radiação Ionizante
    O Laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realizará uma série de apresentações de suas instalações, programas e centros. Haverá ainda exibições de vídeos sobre a história da descoberta do raio X.
    Local: Rua São Francisco Xavier, 524 sala 136 Térreo- PHLC
    Data: De 18 a 21/10
    Mais informações: www.lcr.uerj.br ou (21) 2587-7793



Notícias da semana

Criada Subcomissão Permanente de C&T no Senado 

Evento marca início das atividades ligadas à Semana Nacional de C&T no Congresso Nacional. Senador Hélio Costa vai presidir a subcomissão


Logo após ser eleito para presidir a subcomissão de C&T da Comissão de Educação, Hélio Costa (PMDB/MG) falou da importância do Senado instituir o novo grupo de trabalho para tratar de assuntos ligados às constantes inovações científicas e tecnológicas que demandam novas normas de atuação.

Ele disse que além de analisar com profundidade os temas do setor, a subcomissão vai assumir a missão de regularizar as atividades de C&T, citando as áreas de preservação do patrimônio genético, de biotecnologia e biossegurança; tecnologia espacial e de informática; novas mídias; pesquisa nuclear, entre outras.

‘Para a nação que não deseja ficar para trás, a pesquisa científica e tecnológica tornou-se necessidade imperiosa e ferramenta para o seu desenvolvimento.’

O vice-presidente da subcomissão será o senador Juvêncio da Fonseca.

O ministro da C&T, Eduardo Campos, que iria para a reunião de instalação da subcomissão, não pôde comparecer porque acompanha hoje o parto da esposa em maternidade de Brasília.

Nesta quarta-feira, ainda como parte das atividades ligadas à Semana Nacional, será instalada a Frente Plurisetorial (com representantes dos setores executivo, legislativo, acadêmico e empresarial) em Defesa da CT&I. O evento ocorre a partir das 11h, no Plenário do Anexo IV da Câmara dos Deputados.

Já na quinta-feira, a partir das 10h, a sessão da Câmara será transformada em Comissão Geral, com a participação de representantes da sociedade civil, SBPC e Academia Brasileira de Ciências para discussão de grandes temas de C&T.

Entre eles o uso e a produção do biodiesel, as leis de biossegurança e de inovação tecnológica, inclusão digital e o programa nuclear brasileiro, além de emendas orçamentárias para a área.

O acontecimento será aberto ao público no Plenário Ulysses Guimarães. Entre as presenças confirmadas estão o secretário para Inclusão Social do MCT, Rodrigo Rollemberg; o presidente da SBPC, Ennio Candotti; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Eduardo Krieger; os presidentes dos Fóruns Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de C&T, respectivamente Rafael Lucchesi e William Galvão Lopes; e a presidente da Andifes, Ana Lúcia Gazzola.

Para o dep. Renato Casagrande (PSB/ES), autor do pedido para a formação da Comissão Geral, esta é uma oportunidade de se popularizar o tema que, em sua opinião, está muito elitizado.

‘Temos que fazer com que as pessoas conheçam mais o que é a C&T. Afinal, o assunto é importante para a implantação da política industrial brasileira e para o desenvolvimento sustentável’.

Fonte: Agências Senado e Câmara, 19/10/04.


Multidão na tenda da ciência, no Largo da Carioca, no Rio 

Até o meio-dia desta segunda, mais de cinco mil pessoas já tinham visitado
a tenda com estandes de 17 instituições


A contar pela abertura, nesta segunda-feira, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, a Semana Nacional da C&T vai ser um sucesso

Oficialmente marcada para as 10h, a exposição começou três horas e meia antes do horário previsto, com a chegada do astronauta brasileiro Marcos Pontes. E não houve mais como conter a curiosidade e a empolgação do público.

Segundo o coordenador do evento, Ildeu Moreira, até o meio-dia mais de cinco mil pessoas já tinham visitado a tenda com estandes de 17 instituições, com exibições de experiências, como o foguete com propulsão a água, equipamentos e animais peçonhentos.

Cerca de 1.700 entidades estarão realizando eventos gratuitos em todo o país até o dia 24. A iniciativa, segundo Moreira, pretende desmistificar a ciência e mostrar que ela é parte do cotidiano e pode ser aprendida com diversão.

’Queremos aproximar a ciência do público. O afluxo de pessoas no Rio e em outras capitais e o entusiasmo delas mostram que estamos no caminho certo. Nossa expectativa era de 20 mil pessoas, mas pelo visto vamos superar esse número com facilidade’, disse.

As atividades prosseguem até o próximo sábado, em diversos pontos da cidade. Até o dia 22, de 9 às 18h, serão realizadas mostras nas estações do metrô de São Francisco Xavier e Carioca.

Entre os dias 20 e 22, de meio-dia às 20h, as atividades são na Central do Brasil. No dia 23, a grande sensação será o Trem da Ciência, com oito vagões com exposições.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se encerra no dia 24, com uma série de atividades no Aterro do Flamengo.

Fonte: O Globo, 19/10/04.


Clube de Astronomia de Niterói ‘Mário Schenberg’ na Semana Nacional de C&T 

A idéia é levar a ciência até onde o povo está. Os membros do Clube levam seus telescópios para a praça e divulgam ciência e astronomia

Até quinta-feira, das 17h às 20h, será mostrado aos transeuntes como a ciência é para todos.

O Clube também está participando do evento: Brasil, olhe para o céu!, e promoverá a observação do eclipse da lua no Instituto de Física da UFF, com o apoio da Casa da Descoberta.

A entrada é gratuita. O Clube de Astronomia fica na Praça Araribóia, em Niterói.  


Inpa desenvolve projeto para despertar consciência ambiental 

Acontece neste domingo a 8ª edição do Projeto Comunidade no Jardim Botânico
‘Popularizando a Ciência na Amazônia’, em programação especial
para a Semana Nacional de C&T


Nos últimos anos, a Reserva Adolpho Ducke tornou-se fonte de preocupação por conta do crescimento desordenado e sem planejamento de Manaus.

Uma referência mundial quando se fala em conhecimento do ecossistema das florestas tropicais, a reserva tem sofrido agressões freqüentes, que colocam em risco tanto o próprio ecossistema, quanto as pesquisas ali desenvolvidas.

Por conta disso, o Inpa realiza o projeto Comunidade no Jardim Botânico que tem por objetivo despertar nos comunitários que vivem no entorno ou moram em bairros próximos a consciência ambiental através de atividades lúdicas.

No próximo domingo, dia 24 de outubro, acontece a oitava edição do Projeto Comunidade no Jardim Botânico. A programação será especial, em comemoração a Semana Nacional de C&T, aniversário da cidade de Manaus e Jardim Botânico Adolpho Ducke, com participação de 250 moradores das comunidades Nossa Senhora de Fátima I e II, Jorge Teixeira e Grande Vitória (zona leste e norte).

O Projeto Comunidade no Jardim Botânico de Manaus se configura como uma extensão da experiência anterior realizada no Bosque da Ciência do Inpa.

O projeto já beneficiou cerca de mais de 15 mil pessoas de comunidades da periferia da cidade de Manaus e tem como um dos principais objetivos a realização da Sensibilização Ambiental, com benefícios sociais importantes para as zonas periféricas, levando opções de lazer que despertam na população o interesse pelo conhecimento com base na preservação e conservação da Fauna, Flora e Cultura Amazônica.

A execução deste projeto fará que jovens e idosos de comunidades carentes de Manaus se integrem a uma vida cultural de maneira mais expressiva.

As visitas acontecem sempre no último domingo de cada mês, quando 200 moradores são transportados para o Jardim Botânico. São realizadas atividades como caminhadas nas trilhas, atrações culturais (música, teatro, gincanas ecológicas e oficinas educativas) e, em seguida, é servido um lanche aos participantes. (Jorge Lobato, coordenador do projeto)

Fonte: JC e-mail, 20/10/2004


Comissão geral debate C&T na Câmara dos Deputados 

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Eduardo Moacir Krieger, reclamou, nesta quinta-feira, do contingenciamento de verbas para o setor de C&T


Ele participa da Comissão Geral que debate a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no plenário Ulysses Guimarães.
O cientista afirmou que a Câmara sabe que Educação e Saúde são necessidades prioritárias e, por isso, não contingencia verbas desses setores.

Prioridade
Krieger disse ainda que a C&T é base para solucionar a maioria dos problemas sociais e econômicos do país. Assim, o convidado acredita que a situação social brasileira só melhorará quando houver a convicção de que a área de C&T também é prioritária e os recursos destinados ao setor deixarem de ser contigenciados.

ABC diz que ciência pode resolver problemas sociais
Krieger acredita que a ciência pode resolver os problemas sociais e econômicos do país. Ele disse que o Brasil tem boa base científica e que, em 20 anos, quintuplicamos a produção tecnológica. ‘O conhecimento, porém, tem que reverter em benefício da sociedade. Esse é o grande desafio do país’, alertou.
O cientista afirmou também que o desenvolvimento tecnológico brasileiro ainda é pontual em áreas como agricultura, informática, biotecnologia e extração de petróleo em águas profundas. ‘É necessário difundir o investimento em C&T’, concluiu o presidente da ABC.
Outro a pedir mais recursos foi o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Mauro Borges Lemos. Para ele, a falta de verba poderá prejudicar as pesquisas brasileiras e o Brasil corre o risco de perder importantes projetos científicos por falta de investimentos.
Já o Secretário de C&T para a Inclusão Social do MCT, Rodrigo Rollemberg, afirmou que o desenvolvimento do setor de C&T poderá propiciar a inclusão social almejada pelo Governo.
Ele também participa da Comissão Geral que a Câmara promove nesta quinta-feira para debater a primeira Semana Nacional de C&T.
Rollemberg lembrou algumas iniciativas que o Legislativo vem implementando para garantir esse desenvolvimento, como a aprovação dos projetos de lei de Inovação Tecnológica (PL 3476/04) e da Biossegurança, além da instalação da Frente Plurissetorial em Defesa da CT&I, com representantes dos poderes Legislativo e Executivo e da sociedade civil.
O secretário cumprimentou o Congresso Nacional pela iniciativa de se promover um debate amplo sobre o assunto, e disse que acredita que esse tipo de experiência poderá garantir a democratização do conhecimento científico.

Inocêncio destaca importância de recursos à tecnologia
O vice-presidente da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PFL-PE), destacou a importância que a C&T desempenha no desenvolvimento de uma Nação.
O parlamentar, que preside a Comissão Geral que acontece na Câmara para lembrou que o Japão tem uma área territorial de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados, mais de 100 milhões de habitantes, não possui petróleo nem agricultura significativa, mas tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo. ‘Isso graças ao conhecimento’, explica Inocêncio.
O Brasil também pode se beneficiar dos conhecimentos que a C&T pode propiciar. Para isso, o parlamentar lembra que é preciso investir em pesquisas no setor.

Ciência nuclear
Inocêncio Oliveira destacou os avanços que o Brasil vem conferindo no campo da ciência nuclear. Ele avaliou ainda que deixar de utilizar a tecnologia desenvolvida com urânio enriquecido seria um contra-senso.
O deputado lembrou que o país tem tradição pacífica e que receberá com tranqüilidade qualquer fiscalização, sem abdicar, no entanto, do conhecimento adquirido.
Inocêncio referia-se à pressão internacional que vem sendo feita para que o Brasil permita que a fiscalização na usina de enriquecimento de urânio em Rezende (RJ) seja feita sem restrições.
As autoridades brasileiras não querem que os inspetores possam visualizar alguns equipamentos desenvolvidos com tecnologia nacional.

Ciência x arte
O evento também conta com a presença de João Cândido Portinari, filho do pintor Cândido Portinari. Ele citou o ‘Projeto Portinari Arte e Ciência’ como um exemplo de aplicação da C&T à arte nacional.

Diretor da ABTLuz pede mais recursos para C&T
O diretor da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuz), José Antônio Brum, também pediu mais recursos para o desenvolvimento do setor de C&T.
‘O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), instalado em Campinas, é o único deste gênero existente no Hemisfério Sul’, informou, destacando a importância do órgão e justificando a necessidade de aporte de recursos para essa área.
‘É preciso manter investimentos para continuarmos a ter o reconhecimento internacional, além de assegurarmos o progresso da C&T no Brasil’, complementou.
José Brum, que participa da Comissão Geral formada pela Câmara para debater a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, explicou que o Laboratório é um centro de excelência aberto a todos os pesquisadores do Brasil e do mundo. ‘Essa é uma forma de descentralizarmos a pesquisa’, concluiu.
Luz síncrotron é a intensa radiação eletromagnética produzida por elétrons de alta energia num acelerador de partículas. A luz síncrotron abrange uma ampla faixa do espectro eletromagnético: Raios-X, Luz Ultravioleta e Infravermelha, além da Luz Visível, que sensibiliza o olho humano, são emitidas pela fonte.
As pesquisas realizadas no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron podem levar ao desenvolvimento de novos materiais de alto desempenho – mais econômicos e menos nocivos ao ambiente - e a novos conhecimentos sobre materiais biológicos.
Outro tema abordado foi a pesquisa com células-tronco embrionárias. Para Patrícia Pranke, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a legalização da utilização das células-tronco para pesquisas médicas é essencial.
Ela lembrou que essas células, existentes em embriões humanos, podem oferecer a possibilidade de cura para muitas doenças como paraplegia, tetraplegia, diabetes e, ainda, para a melhoria das técnicas de transplante de órgãos.

Secretário sugere envolvimento de indústrias com a C&T
O secretário-executivo da Rede Brasil de Tecnologia, Marcelo de Carvalho Lopes, pediu o envolvimento dos empresários no desenvolvimento de tecnologias no país. ‘O Brasil precisa fazer um esforço para envolver a indústria na geração de um processo de desenvolvimento sustentável a longo prazo’, indicou.
Marcelo Lopes citou como exemplo de sucesso do envolvimento empresarial o caso de uma indústria nacional que está produzindo um compressor para gás natural veicular, que até então precisava ser importado.

Representante da LNCC relata atuação da instituição
O representante do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Raul Antonino Feijó, resumiu as principais áreas de atuação da entidade.
Ele enfatizou as pesquisas na computação científica, a aplicação de métodos matemáticos na realização de projetos científicos, e, em especial, projetos de inclusão social que envolvem a oferta de cursos para jovens carentes. Atividades que, segundo ele, carecem de recursos que assegurem sua continuidade. 

Fonte: Agência Câmara, 21/10


Frente Plurisetorial em Defesa da CT&I: Conheça os representantes de cada setor 

A Frente, criada nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados, tem ampla participação,
 que vai além do parlamento


Veja a sua composição

Coordenadores do Legislativo:
Deputados Júlio Semeghini (PSDB/SP), Mariângela Duarte (PT/SP), Zarattini (PT/SP), Ariosto Holanda (PSDB/CE), Eduardo Sciarra (PFL/PR), senadora Roseana Sarney (PFL/MA) e senador Osmar Dias (PDT/PR).

Coordenadores do setor científico:
- Eduardo Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC);
- Esper Abrão Cavalheiro, diretor da ABC;
- Ennio Candotti, presidente da SBPC;
- Maria Stela Grossi Porto, conselheira da SBPC;
- Sérgio Almeida, representante do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN/MG) e
- Evandro Mirra de Paulo e Silva, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Coordenadores do setor executivo:
- Rafael Luchessi, secretário de C&T da Bahia;
- Rodrigo Rollemberg, secretário de C&T para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT);
- Cylon Gonçalves, secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT;
- Wiliam Galvão Lopes, presidente do Fórum Nacional de Secretários Municipais;
- Wanderley de Souza, secretário de C&T do RJ;
- Jorge Bounassar Filho, presidente do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa.

Coordenadores do setor empresarial:
- Paulo Saab, representando a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros);
- Claudio Michielin, representando a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq);
- João Paes Carvalho, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia;
- Marcus Coester, representando a Associação Brasileira de Produtos Eletroeletrônicos (Abinee) e
- Jaime Cardoso, presidente da Nuclebrás. 

Fonte: JC e-mail , 22 /10/ 2004. 


‘Brasil Olhe para o Céu’ e para o micro 

Com premiações no Brasil e no exterior, o conteúdo multimídia que ministra aula on-line sobre a Lua é o destaque do novo site ‘Brasil, Olhe para o céu’, coordenado pelo MCT para difundir o eclipse lunar total que acontece de 27 para 28 de outubro.

O fenômeno poderá ser visto em todo território nacional e faz parte das comemorações da Semana Nacional de C&T.

Conteúdo premiado sobre a Lua

O conteúdo sobre a Lua exposto no site (http://www.brasilolheparaoceu.org.br) é na verdade um curso a distância na Web, que expõe as características do satélite da Terra do ponto de vista da ciência e astronomia.

Bastante didático, traz informações sobre a origem da lua, como ela é vista, sua superfície, crateras, raios, montanhas, o lado oculto da lua, marés, além de um mapa que tem como base detalhamento feito há 400 anos, após Galileo ter observado a Lua com um telescópio.

E para quem quer registrar fenômenos como este do dia 27 de outubro, o site oferece dicas técnicas sobre como fotografar eclipses, além de um guia de observações.

Desenvolvido pela Mamute Mídia, empresa incubada no Cietec (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas), o conteúdo já recebeu inúmeras premiações nacionais e internacionais, entre elas o primeiro lugar na categoria ‘Interactive Learning’, na UCON 2001, em Nova Iorque, e duas indicações no EMMA Multimídia Award 2001 (‘e-learning’ e ‘usability’), em Londres.

O site já recebeu mais de mil acessos em quatros anos. Usuários de todos os Estados do Brasil e de países como Portugal, Moçambique, Angola, Japão e Dinamarca acessam o site ‘A Lua’ diariamente. 

Fonte: Trama Comunicação - 22/10/2004. 


Mais de 120 pessoas presentes na abertura do projeto
‘Ciência em Cena’
 

Teve início nesta quinta-feira o projeto ‘Ciência em Cena’, ciclo de palestras gratuitas promovido pela Secretaria de C&T e Inovação (Secti-RJ), em parceria
com a Secretaria estadual de Cultura


O tema da primeira palestra - ‘Benefícios e Riscos dos Transgênicos’ – foi apresentada pelo pesquisador titular e coordenador do curso de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Silvio Valle.

- Essa é mais uma iniciativa de divulgação científica. Nós temos o dever de mostrar para a sociedade, que é quem financia o desenvolvimento científico, os resultados das nossas pesquisas. Há muita informação e muito pouca divulgação na nossa área – explica Silvio Valle.

A abertura do projeto, no Teatro Gláucio Gil, em Copacabana, contou com a presença de mais de 120 pessoas que participaram da discussão sobre os alimentos transgênicos.

‘A população já discute a questão dos transgênicos e é importante esclarecer como essa nova tecnologia, que já é usada amplamente, vai modificar a vida das pessoas. A modificação genética, transferência de DNA, já é utilizada em alimentos como o milho e o mamão papaia, que são melhorados através da combinação de mudas de espécies diferentes dos alimentos’, completa Valle.

O Projeto ‘Ciência em Cena’ acontecerá sempre às quintas-feiras, de quinze em quinze dias, ao meio-dia, com temas de interesse popular como: Mata Atlântica, novidades no tratamento de doenças e o uso de combustíveis ecologicamente corretos, como o biodiesel.

Fonte: Asses. de comunicação da Secti/RJ, 22/10/2004. 


Destaques dos últimos dias da Semana de C&T 

Termina no domingo a primeira Semana Nacional de C&T, que conseguiu reunir
uma programação com mais de 1,7 mil eventos em todo o Brasil
 

Mas é depois de encerrada que a grande celebração científica apresenta o seu principal destaque.

Trata-se da observação do eclipse lunar, que ocorre na noite da próxima terça-feira (27/10).

O evento, que será realizado em todo o país em atividades promovidas por diversas instituições de ensino e pesquisa, recebeu o nome de ‘O Brasil olha para o céu’.

Em SP, a observação poderá ser feita no Planetário do Ibirapuera, no principal parque da capital paulista, que também terá diversos telescópios menores e astronômos para explicar aos interessados o fenômeno.

Mesmo que o céu esteja nublado, a população poderá acompanhar o fenômeno por televisões – as câmeras estarão instaladas em regiões afastadas, sem as luzes e a poluição atmosférica da metrópole.

A observação na capital paulista também poderá ser feita no Parque do Carmo e no Parque de C&T da USP (CienTec).

No Rio de Janeiro, a observação será feita em diversos pontos da cidade. Fundação Planetário, Clube de Astronomia do RJ, Observatório Nacional e Museu de Astronomia e Ciências Afins são alguns deles.

Em Curitiba, a observação astronômica será feita junto a índios guarani, na aldeia de Piraquara, em evento organizado pela Universidade Federal do Paraná.
 

Fonte: JC e-mail , 22 /10/ 2004.


Ciência na Central do Brasil é sucesso total 

Mais de 30 mil pessoas atrasaram seus compromissos para conhecer o trabalho de instituições de ensino e pesquisa do RJ, que ofereceram atividades conjuntas
dentro da Semanal Nacional de C&T

De 20 a 22/10, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro de Ciências do Estado do RJ (Cecierj), a Escola Técnica Visconde de Mauá, o Inmetro, o Instituto Vital Brasil, Maternidade Escola da UFRJ, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Índio, o Museu da Vida/Fiocruz e o Observatório Nacional acamparam na Central do Brasil. A missão era contagiar o público com o espírito científico que pairou sobre o Brasil na semana passada. E foi cumprida.

Na estação, crianças, jovens, adultos e idosos se aglomeravam para entender as vantagens econômicas de alimentos cautelosamente irradiados, para aprender a extrair do morango moléculas de DNA, ter lições de eletricidade, movimento e velocidade, entre outras curiosidades do mundo científico.

A fila era grande para entrar no planetário inflável. Maior ainda era o susto quando um aparecia de cabelo em pé distribuindo choque entre os colegas – efeitos causados ao se tocar no gerador de Van der Graaff. E as cobras e animais peçonhentos provocaram agitação entre a criançada.

‘Um dia eu estava indo para o trabalho com a minha mãe e vi o cartaz escrito ciência. Pedi para minha mãe me trazer aqui, mas nem precisou, porque vim com a minha professora e minha turma’, relata Natália, que cursa a 4ª série da Escola Municipal General Mitre.

O que mais chamou sua atenção foi o gerador de Van der Graaff. ‘Adorei aquele negócio que a gente toca e o cabelo fica em pé.’

A extração do DNA do morango, atividade proposta pelo Museu da Vida/Fiocruz, também causou sensação. ‘Atendi um advogado que ficou sabendo do evento pela televisão e veio atrás da gente para pedir a receita de como extrair o DNA do morango’, conta Miguel de Oliveira, coordenador de circuito do Museu da Vida/Fiocruz e responsável pelas atividades do museu durante a Semana.

Para ele, o evento teve um saldo muito positivo. ‘Temos mesmo que usar espaços públicos para divulgar ciência. Na Central do Brasil, por exemplo, passam milhares de pessoas por dia. Não podemos perder essa oportunidade.’

Fátima Brito, coordenadora da Semana no Rio, concorda: ‘quem faz divulgação científica já devia ter pensado nisso há muito tempo. As pessoas que passam na Central não vão à UFRJ, nem ao CBPF, porque trabalham de segunda a sábado o dia inteiro. Quando vamos para esses lugares onde as pessoas dificilmente têm acesso ao que é feito nas instituições científica, estamos possibilitando seu contato com a ciência’.

Ela garante que se os estandes tivessem aberto às oito da manhã e fechado às dez da noite, haveria público.

‘Tem demanda. Se tiver atividade, pode ter certeza que vai ter público. E as pessoas trocam, aprendem, tem curiosidade...’, afirma Fátima.

Por isso, ela já está prevendo mais atividades e uma maior organização para a Semana do ano que vem.
 

Fonte: JC e-mail, Carla Almeida, 25/10/2004.


Ciência nos trilhos da Central do Brasil, no RJ 

Uma viagem no Trem da Ciência, do centro da cidade do RJ à Baixada Fluminense, em 8 vagões ocupados com exposições, jogos, oficinas, contadores de histórias,
 teatro e vídeos de diversas áreas da ciência

Parceria com a Supervia, a atividade aconteceu no sábado, dia 23, e integrou a programação da Semana Nacional de C&T no RJ. Na viagem, que fez o percurso Central do Brasil-Nova Iguaçu- Central, as instituições envolvidas desenvolveram suas atividades junto aos passageiros que foram informados antecipadamente através de filipetas e da rádio da Central do Brasil.

Criada por decreto presidencial de 9 de junho de 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu em todo o Brasil de 18 a 24 de outubro, foi coordenada pelo MCT.

A iniciativa atendeu um antigo anseio das sociedades científicas, centros e museus de ciência, instituições e grupos voltados para a divulgação científica.

A idéia da Semana era que a população pudesse conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas e de suas aplicações e que isso venha a se transformar em uma tradição no país.

Fonte: Ass. de comunicação do Instituto Nacional de Tecnologia, 25/10/2004


SP e RJ na Semana de C&T 

Cidade de Deus, comunidade pobre do RJ: 300 adolescentes acompanham, através de telão montado na quadra de esportes da escola, palestra sobre a floresta amazônica transmitida
ao vivo de Mamirauá, reserva ambiental na Amazônia

Centro Cultural do Banco do Brasil, centro da capital carioca: jovens "antenados" e executivos do mercado financeiro observam a exposição Visorama, equipamento que processa imagens utilizando a matemática.

Os dois públicos participaram no dia 20 de eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovidos pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), entidades do MCT.

Já no Museu da República houve um ciclo de palestras promovidas pelo IMPA, com o objetivo apresentar ao público a beleza e as aplicações da Matemática. Sob o título Matemática Divertida , as palestras são abertas ao público e têm início às 18:30h. Serão apresentadas as palestras Panorama da Visão Computacional, A pintura renascentista e o último Teorema de Fermat e Matemática e Criptografia.

Médico, antropólogo, historiador e divulgador de ciência, diretor do Museu Nacional, educador, fundador da Rádio Sociedade do RJ – atual Rádio MEC –, da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto Nacional de Cinema Educativo/INCE, Edgard Roquette-Pinto era um homem de interesses variados, apaixonado pelo Brasil. Suas múltiplas atividades são o fio condutor da exposição Roquette-Pinto: um mestre brasiliano, em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ até 14 de novembro, organizada em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e a Rádio MEC.

O evento teve oficinas de rádio para crianças com programas de música e de ciências, mesas-redondas e exibição de mostra de filmes educativos e científicos feitos no INCE, à época em que Roquette foi o seu diretor.

Em SP, a Abradic, o Núcleo José Reis de Divulgação Científica, a editora Paulus, a revista Scientific American Brasil, os Institutos Biológico e Adolpho Lutz e o Serviço Geológico do Brasil participaram, com exposições, palestras e outras iniciativas, da 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

No dia 20, o Acadêmico Aziz Ab'Saber , do IEA/USP proferiu a palestra A cidade em três dimensões: solo, subsolo e tempo ; outro Acadêmico, Crodowaldo Pavan, falou sobre transgênicos. Durante todos os dias do evento aconteceu a atividade Troque sua arma de brinquedo por um livro.


Fonte: Assessorias de Imprensa do MCT, da Casa da Ciência e da Abradic, 25/10/2004


Brasil olha para o céu

Apesar de encerrada oficialmente no domingo (24/10), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem na noite de quarta-feira (27/10) a sua maior atração. Trata-se da observação do eclipse total da Lua, que será realizada em todo o país em evento que recebeu o nome de “O Brasil olha para o céu”.

O fenômeno terá início às 21h05min e deve durar até às 3h02 do dia 28, em um espetáculo de 5h57. Perceptível a olho nu serão 3h47 e o ponto máximo será às 0h03. O próximo eclipse lunar total observável no Brasil ocorrerá apenas em 3 de março de 2007.

Em São Paulo, a observação poderá ser feita no Planetário do Ibirapuera, que também terá diversos telescópios menores e astronômos para explicar aos interessados o fenômeno. Mesmo que o céu esteja nublado, a população poderá acompanhar o fenômeno por televisões – as câmeras estarão instaladas em regiões afastadas, sem as luzes e a poluição atmosférica da metrópole. A observação na capital paulista também poderá ser feita no Parque do Carmo e no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec).

No Rio de Janeiro, a participação popular ocorrerá em diversos pontos da cidade. No Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) haverá palestra sobre eclipses com o astrônomo Marcelo Borges Fernandes, pós-doutorando do Observatório do Valongo (UFRJ), às 19h. No Observatório Nacional, a observação será a partir da cúpula 46, orientada pelo professor Eugênio Reis Neto, a partir das 21h. O fenômeno poderá ser visto também na Fundação Planetário, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e no Clube de Astronomia do Rio de Janeiro.

Em Curitiba, a observação astronômica será feita junto a índios guarani, na aldeia de Piraquara, em evento organizado pela Universidade Federal do Paraná. Em Vitória, a visitação estará aberta no observatório astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo, a partir das 20h. Antes, o físico capixaba Paulo Antônio de Souza Júnior faz palestra sobre o tema “O novo planeta Marte: que novidades nos trazem os robôs”. Souza Júnior é o único cientista brasileiro a integrar o pelotão de elite da Nasa para a missão ao planeta vermelho iniciada em junho de 2003, com o lançamento do robô Spirit.

A serra do Caparaó foi o local escolhido pelos mineiros para observar o eclipse. A programação está organizada na Praça da Ciência de Ouro Fino, e no Observatório das Alterosas, com palestras e registro do eclipse.

Em diversas outras cidades brasileiras haverá pontos de observação, que também pode ser feita pela internet, no endereço  www.brasilolheparaoceu.org.br

Observação do eclipse lunar (27/10):

Fonte: Agência FAPESP, 27/10/2004..


 


Opiniões sobre os artigos ...


Coletânea de artigos


Home