III Congresso Extraordinário começa nesta sexta, em Brasília
 

[Após 20 anos foi convocado um Congresso Extraordinário!!!]

 

O Congresso foi convocado pelo 53º CONAD, que aconteceu em Palmas-TO, no mês de junho
 

Com o tema Organização sindical e defesa do ANDES-SN, o III Congresso Extraordinário do ANDES-SN será realizado na próxima semana (de 19 a 21 de setembro), em Brasília-DF. O evento foi convocado pelo 53º CONAD, que aconteceu em Palmas-TO, no mês de junho, e debaterá a intensificação da campanha que a diretoria do Sindicato Nacional já vem realizando em defesa da entidade. 

A discussão do assunto com a base num congresso extraordinário reafirma a postura democrática do Sindicato Nacional, que sempre pautou suas ações na discussão com a base. “É importante que os professores se unam na defesa do sindicato que há 27 anos luta pela educação pública de boa qualidade e defende a carreira docente das políticas  e programas equivocados levados a cabo pelos sucessivos governos brasileiros”, afirma Ciro Correia, presidente do ANDES-SN. 

A deliberação do 53º CONAD resultou do recrudescimento dos ataques do governo e da CUT/Proifes ao Sindicato Nacional, que na esfera burocrática se traduziu na suspensão do registro sindical pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, politicamente, na tentativa de esvaziamento do ANDES-SN por meio da criação de um sindicato para representar os docentes das universidades federais.


“Lutamos pelo sindicalismo combativo, crítico e independente, que constrói sua trajetória a partir da contribuição voluntária dos filiados. É por isso que estamos sendo perseguidos pelo governo e sua central sindical. Então, a importância desse congresso extraordinário é grande nessa empreitada de defesa do sindicalismo independente”


Diante dos fatos e da incontestável reação da CUT à desfiliação do ANDES-SN, democraticamente decidida pela base no 24º Congresso, o Movimento Docente combativo não deve retroceder de sua luta histórica, que tem contribuído para a construção de um movimento sindical autônomo, independente de partidos e governos. “Existimos para defender a autonomia da universidade pública e a melhoria da educação como um todo, para lutar pela melhoria da carreira docente, e não para nos locupletarmos com as contribuições compulsórias que o Estado arrecada dos trabalhadores. Lutamos pelo sindicalismo combativo, crítico e independente, que constrói sua trajetória a partir da contribuição voluntária dos filiados. É por isso que estamos sendo perseguidos pelo governo e sua central sindical. Então, a importância desse congresso extraordinário é grande nessa empreitada de defesa do sindicalismo independente”, afirma José Vitório Zago, tesoureiro do Sindicato Nacional. 

Em 2004, o Sindicato Nacional publicou um dossiê contendo detalhes da iniciativa tomada por um grupo de docentes, que havia perdido a eleição para a diretoria do ANDES-SN, junto com o governo. A publicação trazia documentos produzidos numa reunião realizada entre aqueles docentes e os então ministro da Educação, Tarso Genro, e o secretário sxecutivo do MEC, Fernando Haddad. " É esse mesmo grupo de docentes que agora, à portas fechadas, pretende se legitimar na direção de um novo sindicato", afirma a diretoria do Sindicato Nacional em nota divulgada no último dia 8/9. 

A nota também afirma que para garantir a cooptação e a domesticação dos movimentos sociais e dos sindicatos, vale tudo na perspectiva de abocanhar os recursos do imposto sindical para as recém-legalizadas centrais sindicais. "(...) os fins justificam os meios, e não há qualquer disfarce para a encenação feita: convoca-se uma assembléia que não corresponde ao coroamento de um processo democrático discutido na base da categoria a qual pretende representar, tendo como local um Estado onde justamente existem poucas universidades federais, indicando que se quer tomar uma decisão sem a efetiva participação da categoria e para a sede de uma central sindical agora alinhada com o governo e parceira de ataques ao sindicalismo independente e combativo". 

A diretoria do ANDES-SN afirma, ainda, que a entidade não desistirá da luta em defesa da educação pública superior, dos direitos da categoria e da sociedade, da ação sindical independente do Estado, dos governos, autônoma em relação aos partidos políticos e comprometida com procedimentos democráticos deliberados de modo público pela categoria. "Protagonizaremos a luta em defesa da universidade pública, dos docentes, da nossa entidade, dos nossos princípios e da nossa história." 

Credenciamento

Com o intuito de agilizar o processo de credenciamento dos delegados, a Secretaria do Sindicato Nacional solicita às seções sindicais que já realizaram assembléia e definiram as suas delegações que enviem, o mais rápido possível, a ata da assembléia geral e a lista de presença. A Secretaria solicita, ainda, que no dia 19 de setembro, das 9h às 18h, pelo menos um representante de cada delegação compareça à secretaria do evento para confirmar a presença dos delegados e observadores. 

Memória

O I Congresso Extraordinário foi realizado no Rio de Janeiro, em 1987. Sua convocação foi decidida pelo CONAD extraordinário realizado no mesmo ano e teve o objetivo de deliberar sobre a alteração da plataforma educacional para a Constituinte, aprovada no VI Congresso, realizado em Goiânia. 

O II Congresso Extraordinário alterou o Regimento da Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, transformando-a no Sindicato Nacional. Foi realizado em 1988, também no Rio de Janeiro.

 

Fonte: ANDES-SN, 15/9/2008.

 


Coletânea de artigos


Home