51° CONAD acontece em Juiz de Fora (MG)

 

O 51° CONAD (Conselho do ANDES-SN) teve início no último dia 29 de junho, em Juiz de Fora (MG), tendo como tema “Autonomia Sindical: garantia de luta pela educação como direito social”. O evento se estende até o dia 2 de julho, reunindo representantes de Associações de Docentes de todo o país. A ADUR-RJ está representada pelos Professores Celia Regina Otranto, Frederico José Falcão e Luis Mauro Magalhães.   

No primeiro dia do evento ocorreu a solenidade de posse da nova Diretoria do ANDES-SN, cujo presidente eleito é o Prof. Paulo Marcos Borges Rizzo. Muito emocionada, a ex-presidente Marina Barbosa Pinto agradeceu o apoio recebido nos últimos dois anos em que esteve à frente da Diretoria do ANDES-SN, destacando como é necessário que todos estejam unidos na luta por melhores condições salariais e de trabalho, e em defesa da Universidade Pública.  

A solenidade de posse ocorreu durante a plenária de abertura, e contou com a presença da Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Margarida Martins Salomão, que também representava a ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior); José Maria de Almeida, pela CONLUTAS (Coordenação Nacional de Lutas); Maurício Guimarães, representando o SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional); Agostinho Borghelli Filho, presidente da APESJF, seção sindical anfitriã; além de diretores do ANDES-SN, e dos delegados e observadores das Associações Docentes.   

Todos destacaram a importância do Sindicato Nacional para a classe docente e para a defesa da Universidade Pública de qualidade, saudando a nova diretoria do ANDES-SN. Os presentes ressaltaram como a entidade tem sido combativa ao longo dos anos, e enfrentado as adversidades, sem perder de vista os princípios considerados caros ao movimento sindical, como a democracia e a autonomia.   

Durante a plenária de abertura, ao desejar boas-vindas aos participantes, o presidente da APESJF citou uma frase da Diretoria do ANDES-SN, publicada no Caderno de Textos do 51° CONAD. A frase exprime o sentimento da base do Sindicato Nacional, o representante legítimo da categoria, nestas últimas décadas de combatividade em que tem marcado a história do sindicalismo brasileiro:  

“Desde a sua fundação, há 25 anos, o ANDES-SN tem sido uma referência para o movimento social. Resistimos na ditadura, enfrentamos momentos difíceis e avançamos em muitas conquistas. Permanece, hoje, como clareza para todos nós que essa luta valeu a pena. Também é claro que, se abandonarmos essas trincheiras, estaremos traindo a nossa condição de trabalhadores. Manter o ANDES-SN vivo e combativo significa continuar enfrentando a aspereza do tempo presente com coragem e determinação, sem perder a ternura.” 

Na próxima edição do ADUR INFORMA, leia a cobertura completa do 51° CONAD, e esteja informado sobre as principais deliberações do Sindicato Nacional dos Docentes.

 

Aline Pereira
Assessora de Imprensa da ADUR-RJ
Juiz de Fora, 30 de junho de 2006
.


Coletânea de artigos


Home