53º CONAD acontece em Palmas (TO) e reafirma combatividade do ANDES-SN em defesa dos direitos
dos professores e da qualidade do ensino das
Instituições de Ensino Superior

 

 

Palmas - "As lutas sociais e a defesa da Universidade Pública". Este é o tema do 53º CONAD que acontece no período de 26 a 29 de junho, em Palmas, em um dos campi da Universidade Federal de Tocantins. Representando a ADUR-RJ, os professores Frederico José Falcão e Lenir Lemos Furtado Aguiar participam do evento que, durante a plenária de abertura empossou o novo triunvirato do ANDES-SN e os diretores das regionais do Sindicato Nacional. O Prof. Luis Mauro Sampaio Magalhães (ADUR-RJ) assumiu hoje a primeira vice-presidência da Regional Rio do ANDES-SN, pelos próximos dois anos, durante a solenidade de abertura do CONAD. 
 

ANDES: autônoma e democrática  

O Prof. Paulo Marcos Borges Rizzo despediu-se da presidência do Sindicato Nacional afirmando que a sua Diretoria não se opôs ao debate e à luta política, embora nem sempre tenha obtido ganhos. "Fomos propositivos, embora nem sempre tenhamos acertado. Porém, não erramos por atacado", disse.  

Em seguida, o Prof. Ciro Teixeira Correia, em seu discurso de posse, reafirmou a autonomia e a independência do ANDES-SN como instância política, enfatizando a necessidade de se defender a Universidade Pública e Gratuita como um direito de todos.  
 

Próximos debates 

As discussões do 53º CONAD estarão divididas em quatro eixos. São eles: 1) Movimento Docente e conjuntura: avaliação da atuação do ANDES-SN frente às centralidades estabelecidas no 27º Congresso; 2) Questões organizativas e financeiras do ANDES-SN e atualização da proposta do ANDES-SN para a Universidade brasileira (caderno 2); 3) Avaliação e atualização do plano de lutas: setores; 4) Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores.  

 

Leia na próxima edição do ADUR Informa a cobertura completa do 53ºCONAD.

 

Aline Pereira
Jornalista da ADUR-RJ.

 

 

 

 

 

 

Fotos: Aline Pereira

 


Coletânea de artigos


Home