FME irá elaborar diretrizes para a
Plataforma Mundial de Educação

 

A Educação para um Outro Mundo Possível” é o tema geral da III edição do Fórum Mundial de Educação (FME) que começa a ser divulgado mundialmente. No dia 26 de setembro, o Comitê Organizador (CO) lançou folder institucional divulgando, além do tema, a nova estrutura organizativa e a data da III edição, que será de 28 a 31 de julho de 2004 em Porto Alegre, Brasil. O material também foi produzido em francês, espanhol e inglês.

Participaram da cerimônia Alicia Cabezudo, diretora das Ciudades Educadoras, Graça Bollmann, presidente da Asociación de Educadores de Latino América y del Caribe (AELAC- BRASIL), a secretária Municipal de Educação de Porto Alegre, Sofia Cavedon, a presidente do CEPRS- Sindicato, Juçara Dutra, e o prefeito de Porto Alegre, João Verle.  Sofia Cavedon, secretária municipal de educação, ressaltou a importância do FME e a alegria de Porto Alegre sediar a III edição. “Este é o maior evento mundial na área da educação”, ressaltou a secretaria.

Segundo Graça Bollmann, a nova estrutura organizativa do FME, além de gratificante,  é uma realidade desafiadora, principalmente no momento em que a educação vem sendo tratada como mercadoria. “As propostas apontadas para a educação são preocupantes. A Organização Mundial do Comércio (OMC), por exemplo, defende que a educação é uma mercadoria como outra qualquer”, ressaltou, acrescentando que FME está constituindo-se em uma rede internacional em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos. “Esse é o desafio de todas as entidades nacionais, locais e internacionais que integram este movimento”, finalizou  Graça Bollman.

O prefeito de Porto Alegre,  João Verle, elogiou a nova estrutura organizativa do FME e disse que esta edição será maior do que as outras pelo novo caráter organizativo e pelo processo de internacionalização. “Porto Alegre é referência.  Aqui aconteceu a primeira edição do Fórum Social Mundial. Em relação ao Fórum Mundial de Educação, as discussões  que serão realizadas na capital, com certeza,  trarão  avanços”.

O FME é a mais importante alternativa para construir uma educação digna com justiça para todos, a frase é da Alicia Cabezudo que agradeceu em nome das entidades que representa. A diretora das Ciudades Educadoras na América latina completou citando a importância da realização do Fórum em Porto Alegre. “Porto Alegre é uma cidade inovadora”. A Ciudades Educadores é uma organização internacional que integra 253 cidades no mundo.

  

Fonte: APROFURG, 3/10/2003


Veja no GTPE:

Fórum Social Brasileiro - "um outro Brasil é necessário" de 6 a 9 de novembro - Belo Horizonte - MG.

Fórum Social Mundial -  "um outro mundo é possível" de 16 a 21 de janeiro de 2004 - Munbai - Índia.

Fórum Mundial de Educação "A Educação para um Outro Mundo Possível"  de 28 a 31 de
                                                                                       julho  de 2004 - Porto Alegre.
 


Opiniões sobre os artigos ...


 

Home