SBPC aprova moções de apoio à Lei de Pós-graduandos, divulgação científica e à representação de estudantes no Conselho Deliberativo do CNPq

          

 

Também foi aprovada moção que sugere aos Reitores das Universidades Brasileiras que
desestimulem, nos concursos para ingresso na carreira docente, exigências
relacionadas com o curso de graduação


As moções foram apresentadas na Assembléia Geral dos Sócios da SBPC, na última quinta-feira (17/7), na 60ª Reunião Anual, em Campinas. 

Conheça o conteúdo das moções: 

1 - Atuação do CNPq na divulgação científica (aprovada com 1 abstenção) 

Resumo: Professores, pesquisadores e dirigentes de Centros e Museus de Ciências reunidos durante a 60º Reunião Anual da SBPC de 13 a 18 de julho de 2008 vêm solicitar ao Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, a manutenção de mecanismo permanente no CNPq para analisar, julgar, selecionar, acompanhar e financiar projetos de pesquisas, eventos e outras atividades de divulgação científica, bem como a formação de recursos humanos, que contemplem instituições e profissionais dedicados consistentemente à Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia. 

Texto: Nos últimos anos têm crescido significativamente os programas de difusão e popularização da ciência no País, promovendo uma exploração ativa, o envolvimento pessoal, a curiosidade, o uso dos sentidos gerando a indagação e o interesse pela ciência. Este crescimento está explicitamente relacionado com a criação do Departamento de Popularização e de Difusão da Ciência e Tecnologia, vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCT e do Comitê Temático de Divulgação Científica do CNPq. Como a atuação efetiva deste Comitê está suspensa, os projetos para esta área estão sem acompanhamento permanente para avaliação. Desta forma, professores, pesquisadores e dirigentes de Centros e Museus de Ciências reunidos durante a 60º Reunião Anual da SBPC de 13 a 18 de julho de 2008 vêm solicitar ao Ministro da Ciência e Tecnologia, Dr. Sergio Machado Rezende, a manutenção de mecanismo permanente no CNPq para analisar, julgar, selecionar, acompanhar e financiar projetos de pesquisas, eventos e outras atividades de divulgação científica, bem como a formação de recursos humanos, que contemplem instituições e profissionais dedicados consistentemente à Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia. 

Proponentes: 13 sócios da SBPC 

Destinatários: Ministro da Ciência e Tecnologia, Presidente do CNPq 

2 - Moção dos Reitores das Universidades Brasileiras (aprovada com 1 voto contrário e 3 abstenções) 

Resumo: Os sócios abaixo assinados propõem a seguinte moção à assembléia geral da 60ª Reunião Anual da SPBC:

- Considerando que contemporaneamente o conhecimento avança por meio de contribuições interdisciplinares;

- Considerando que a formação ao nível da pós–graduação stricto sensu tem muito mais importância na formação de um profissional de docência que aquele obtido na graduação e;

- Considerando que a exigência nos cursos de graduação de uma concentração elevada de profissionais da área tem muitas vezes uma inspiração corporativista,

A Assembléia Geral da SBPC recomenda aos reitores reunidos na Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior e no Fórum Nacional de Reitores que busquem coibir nos concursos para ingresso na carreira da docência superior exigências relacionadas com o curso de graduação, uma vez que a pós-graduação é a verdadeira sinalizadora de competências e de escolhas temáticas mais recentes por parte dos candidatos. 

Texto: A Assembléia Geral da SBPC sugere aos Reitores das Universidades Brasileiras que desestimulem, nos concursos para ingresso na carreira docente exigências relacionadas com o curso de graduação, uma vez que a pós-graduação é a verdadeira sinalizadora de competências e de escolhas temáticas de pesquisas por parte dos candidatos. 

Proponentes: 11 sócios da SBPC 

Destinatários: Reitores das Universidades Brasileiras 

3 - Apoio à Aprovação no Congresso Nacional da Lei de Pós-Graduandos – (Aprovada com 3 abstenções) 

Resumo: A moção defende a tramitação mais rápida da Lei de Pós-Graduandos. 

Texto: Defendemos maior celeridade na tramitação do projeto de lei dos pós-graduandos, visando sua aprovação, o mais rápido possível, no Congresso Nacional. O PL prevê uma política permanente de valorização e ampliação do sistema de formação de recursos humanos e preenche o vazio legal ocasionado pela extinção do decreto 2370-97 (que desvinculou o valor das bolsas do salário dos docentes universitários). O PL representa um importante instrumento legal na luta pelo aumento do número de bolsas, bem como pelo reajuste gradual das bolsas, a partir de indexadores que garantam o aumento contínuo do valos das mesmas. Por isso solicitamos dos senhores parlamentares maior compromisso com a aprovação desse importante projeto de lei, que tanto beneficiará não só os pós-graduandos brasileiros, mas também os jovens beneficiários de programas de iniciação científica. É cada vez mais necessário implementar uma efetiva política de valorização e reposição gradual da defasagem do valor das bolsas de formação. 

Proponentes: 10 sócios da SBPC 

Destinatários: Às comissões de C&T da Câmara e do Senado, às lideranças dos Partidos na Câmara e no Senado, às presidências da Câmara e do Senado. 

4 - Apoio à Incorporação de Representação dos Estudantes de Pós-Graduação no Conselho Deliberativo do CNPq (Aprovada com 4 abstenções) 

Resumo: A moção defende a incorporação de representação dos estudantes de pós-graduação ao Conselho Deliberativo do CNPq. 

Texto: A experiência vivida pelos estudantes de pós-graduação nos laboratórios e salas de aula de todo país é elemento indispensável à elaboração das políticas nacionais de C & T, desde que essas se pretendam efetivamente democráticas e abrangentes. Nesse sentido, solicitamos às autoridades do Ministério da Ciência e Tecnologia a incorporação de representação dos estudantes de pós-graduação no conselho deliberativo do CNPq. 

Proponentes: 11 sócios da SBPC 

Destinatários: Ministro da C&T, Presidente do CNPq, Membros do CD/ CNPq.

 

Fonte: SBPC, JC e-mail, n. 3559, 22/7/08.

 


Coletânea de artigos


Home