Governo Lula pretende acabar com o provão


Avaliação será reformulada  

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende acabar com o provão, o teste instituído durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior do país. "O provão fica até encontrarmos um novo modelo de avaliação", afirmou Newton Lima Neto, um dos coordenadores da área de educação do PT enviado pelo partido para representar o futuro governo no encontro da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior), que ocorreu ontem em Florianópolis (SC). Prefeito de São Carlos pelo PT e ex-reitor de faculdade na cidade, Lima Neto disse que vai "convocar a comunidade universitária" para um pacto.

A avaliação das universidades foi apenas uma das críticas. Acusou a era FHC de ter provocado "o emagrecimento das verbas da educação". Para Lima Neto, "o que existe no Brasil hoje é o descompromisso com o ensino superior".

O governo FHC, disse, seguiu o receituário do Banco Mundial que levou ao "desmonte" das universidades. Lula vai defender, afirmou, o modelo da Unesco (fundo da ONU para educação). "A Unesco defende que a educação [superior] é um bem público e que os países têm que tratar a universidade com a importância que ela tem no processo de desenvolvimento."

 

Fonte: Folha de São Paulo, 03/12/02 - São Paulo - SP
Mari Tortato da Agência Folha, em Florianópolis

 

Home