Apreensão das universidades com relação
à reforma da Previdência
Andifes publica manifesto

A 52ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), realizada ontem, 15/07, formalizou um manifesto dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior sobre as alterações promovidas pela Reforma da Previdência e suas prejudiciais conseqüências para as universidades públicas, ao serviço público e, finalmente, à sociedade.

O documento, que está sendo encaminhado para os parlamentares, associações ligadas ao setor de Educação, imprensa, entre outros, relaciona as contrapartidas da PEC 40, salientando principalmente a perda de massa crítica das universidades, a privatização de recursos públicos - que transfere profissionais às instituições privadas - e o decréscimo de atratividade no recrutamento de novos trabalhadores.

Se for aprovada como está sendo proposta, a reforma da Previdência trará graves conseqüências para as universidade públicas, segundo a presidente da Andifes, reitora Wrana Maria Panizzi. "Geramos conhecimento, principal combustível do desenvolvimento soberano, não podemos concordar com o esvaziamento profissional das universidades públicas, colocando em risco um patrimônio da sociedade brasileira", diz, referindo-se aos recursos humanos como elemento principal deste patrimônio.

A retirada da PEC 40 está sendo a principal bandeira da greve dos servidores públicos federais, que também atinge as universidades. O movimento foi apontado, na 52ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes, como um dos reflexos das mudanças propostas na reforma da Previdência.

Uma breve participação de representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) na reunião da Andifes, esclareceu a posição dos técnico-administrativos com relação à reforma da Previdência. Eles divulgaram entre os dirigentes a proposta alternativa para o regime próprio dos servidores públicos, que prevê, entre outras diretrizes, a manutenção da aposentadoria integral, da paridade e a não taxação de inativos.

Estes e outros temas, como o cálculo dos proventos e a manutenção dos direitos adquiridos, tem sido levados pela diretoria da Andifes em diálogos com o Governo Federal, parlamentares e outros setores da sociedade civil, como lembrou a reitora Wrana. O apelo da Andifes, que reúne as 54 Instituições Federais de Ensino Superior, pretende, segundo ela, sensibilizar os dirigentes do país, visando, enfim, à qualidade do serviço público brasileiro.
 

Fonte: Universia Brasil - 16/7/2003


Opiniões sobre os artigos ...
 


Home