Brasil produz mais ciência e alcança 15ª posição em ranking mundial

 

O Brasil é o 15º colocado no ranking mundial de produção científica,
liderado pelos Estados Unidos
 

De acordo com a listagem, o país se encontra à frente de nações desenvolvidas e de longa tradição na ciência, como Suíça, Suécia, Bélgica, Dinamarca e Áustria. Mas ainda está atrás dos outros dois gigantes em desenvolvimento, China e Índia, que ocupam respectivamente a 4ª e a 11ª posições.

O ranking, organizado pela empresa Thomson ISI (referência mundial na área), foi apresentado na segunda-feira pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, durante a 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém. Segundo a lista, a produção científica do país corresponde 1,9% da mundial, o que, na análise de autoridades brasileiras, não é desprezível em comparação ao percentual de outros países: a Rússia, 14 no ranking, responde por 2,2%.

Os Estados Unidos lideram com grande margem, com mais de 30% da produção, mas se levarmos em conta que o segundo colocado, a Alemanha, responde por 8%, vemos que o percentual do Brasil é bastante significativo – afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães.

Na lista divulgada de 25 países, o Brasil é o único da América Latina. O México, o segundo colocado da região, só apareceria na listagem em 28º e a Argentina em 32º.
 

Fonte: O Globo, Roberta Jansen, 10/7/07.

 


[CONTRAPONTO] 
 

 

Foto: Fabiano Accorsi

 

Fonte: Rev. Veja, 'Veja essa',  ed. 2016, 11/7/07.

 

 

Coletânea de artigos


Home