Diretor do INEP/MEC revela critérios
de avaliação das universidades
 

Dilvo Ilvo Ristoff falará sobre a influência da inovação na análise das instituições de ensino superior durante seminário com representantes de universidades de todo o Brasil.


Os critérios que irão reger o novo Sistema de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) será um dos temas do I Seminário de Inovação no Setor Educacional, que acontece nos dias 21 e 22 de junho em São Paulo. Dilvo Ilvo Ristoff, Diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do INEP/MEC revelará a representantes qual o real peso da inovação na análise da qualidade das instituições de ensino superior (IES). Dilvo foi recentemente nomeado membro da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES).

"Será uma excelente oportunidade para descobrirmos quais serão as diretrizes que nortearão as avaliações do SINAES. O sistema prevê que o grau de inovação das instituições será medido pelos instrumentos de análise e os líderes das universidades precisam saber como isso será medido", afirmou Ryon Braga, presidente da Hoper Educacional, organizadora do evento promovido pelo SEMESP - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

Outro destaque será o Projeto da Lei de Inovação - que regula a parceria entre universidades e empresas no incentivo à pesquisa científica. Odilon Antonio Marcusso do Canto, Diretor de Tecnologia da Financiadora de Estudos e Projetos abordará o impacto da proposta encaminhada ao Congresso Nacional nas IES. O Projeto de Lei pretende facilitar parcerias entre universidades e institutos de pesquisas com a iniciativa privada. Atualmente, a maior parte dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento é custeada pela União (58,4% em 2000, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia). Os entraves legais e a burocracia que cerca as instituições públicas são um dos principais empecilhos para um estreitamento de relações entre a academia e o setor privado.

Fator de competitividade - O I Seminário de Inovação no Setor Educacional tem a missão de mostrar a importância da criatividade e do poder de inovação num cenário de incertezas e de forte competitividade como o do ensino superior. Líderes ligados às IES de todo o país debaterão a inovação e sua aplicação como combustível de desenvolvimento para o setor. "É uma oportunidade de reflexão sobre a importância do aperfeiçoamento do setor, a partir da implantação de novas práticas e de posturas pró-ativas, capazes de incrementar e agregar mais qualidade aos processos de gestão das IES", ressalta o Prof. Gabriel Mário Rodrigues, presidente do SEMESP.

Experiências internacionais ligadas à inovação serão trazidas pelo economista e presidente do Conselho Consultivo do Grupo Pitágoras/Apollo, Cláudio de Moura Castro, e pelo presidente da Hoper Educacional, Ryon Braga. No dia 22, fecha o evento o articulista da Revista Exame, Clemente Nóbrega, que falará sobre a influência do poder de inovação na gestão e na competitividade das IES.

 

I Seminário de Inovação no Setor Educacional
Dias: 21 e 22 de junho
Local: Auditório do Hotel Pestana de São Paulo
R. Tutóia, 77 - Jd. Paulista
Horário: das 8h30 às 18h30.
Informações e inscrições: Tel.: (11)6914-2595
www.semesp.org.br


Fonte: MEC, 21/6/2004.


Opiniões sobre os artigos ...


Coletânea de artigos


Home