ESPECIAL TRABALHO E RENDA

 

 

Sucesso econômico cria novos desafios para o Brasil
 

Para presidentes da CUT e Ipea, professores e dirigentes sindicais, o Brasil está diante de uma chance histórica de crescimento qualificado; momento é chave para adoção de medidas que garantam um desenvolvimento com diminuição da pobreza e da desigualdade.  

O Brasil comemora notícias positivas na sua economia. O crescimento do PIB em 2007, de 5,4% permitiu vários avanços – e pode se repetir em 2008. Foram criadas, entre 2003 e 2007, mais de 6 milhões de empregos formais (novas vagas com carteira-assinada), sendo que 2007 estabeleceu o recorde a ser quebrado: 1,6 milhão de novos empregos. 

Nos últimos dias, o país lançou uma ambiciosa proposta de política industrial – o Plano de Desenvolvimento Produtivo – e obteve o investment grade de parte de uma agência de classificação de risco, que colocou o Brasil no grupo dos bons pagadores mundiais – e portanto recomendável para novos investimentos (especulativos e produtivos) com menores riscos. E os trabalhadores viram o salário mínimo chegar a R$ 415 em 2008, assim como conquistaram aumentos reais em nada menos que 88% das negociações com seus patrões em 2007. Por fim, em uma das notícias mais comemoradas nos últimos anos, 20 milhões de pessoas deixaram a linha da miséria e da pobreza desde 2003, saindo das classes D e E, fazendo da classe C a mais numerosa e representativa do país. 

Por outro lado, questões estruturais seguem inabaláveis nos rumos do Brasil. Os 10% mais ricos da população brasileira concentram nada menos que 75% de toda riqueza produzida pelo país. E a luta pela valorização do trabalho, diminuição da desigualdade e geração de renda para os brasileiros se vê enfraquecida, em boa parte, pelos altos juros praticados no país e pelos setores que mais se beneficiam dessas taxas. Basta lembrar que, na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de abril, a taxa básica de juros da economia subiu de 11,25% para 11,75%. É uma das maiores taxas do mundo em termos reais, já descontada a inflação. 

No mês do trabalhador, Carta Maior entrevistou os presidentes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Márcio Pochmann, e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Artur Henrique, a fim de compreender a origem e significado das últimas conquista sociais e econômicas. E buscou apontar os novos desafios colocados pelo cenário ímpar vivido atualmente pelo Brasil. Para os entrevistados, o país está diante de uma chance histórica para estabelecer um ciclo prolongado de crescimento. 

Para que se possa combinar tal momento com um desenvolvimento qualificado, os entrevistados apontam a importância de adoção de novas medidas, que aperfeiçoem ou até mesmo corrijam certas questões das políticas hoje adotadas pelo governo Lula na economia e na área social. Em destaque nas avaliações, a redução das taxas de juros, a adoção de reformas sociais, a construção de uma nova pauta de exportações e de uma efetiva política industrial, assim como o fortalecimento do mercado interno e das políticas sociais. Fatores que, sobretudo se trabalhados de forma articulada, surgem como essenciais para as transformações de que o Brasil precisa. 

Na avaliação de Pochmann, o país se vê diante, hoje, de “uma oportunidade praticamente inédita para que as desigualdades sociais e a pobreza, assim como as discrepâncias que existem em termos de competição e de produtividade do Brasil em relação ao mundo, sejam muito menores do que as atualmente verificadas”. 

Além de Pochmann e Artur Henrique, Carta Maior entrevistou os professores Luiz Carlos Bresser-Pereira (Fundação Getúlio Vargas) e Waldir Quadros (Unicamp), assim como os presidentes dos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre (eleito em abril), e dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino. Edson Carneiro, da Intersindical, também registrou sua opinião sobre os temas. Até o fechamento do texto, o dirigente da Conlutas e servidor da Nossa Caixa, Dirceu Travesso, às voltas com uma demissão de caráter eminentemente político por parte do governo Serra em São Paulo, não havia respondido por e-mail às questões enviadas pela reportagem. 
 

As diferentes visões sobre as mudanças vividas pelo país

Confira as entrevistas dos presidentes do Ipea, Márcio Pochmann, e da CUT, Artur Henrique; dos professores Waldir Quadros, da Unicamp, e Bresser-Pereira, da FGV; e dos sindicalistas Sérgio Nobre, Edson Carneiro e Luiz Claudio Marcolino.

 

Fonte: Ag. Carta Maior, Especial – Antonio Biondi, mai/2008.

 


Coletânea de artigos


Home