Governo desmarca rodada de negociações
e
docentes discutem construção de greve

 
 

O governo federal desmarcou a rodada de negociações sobre a campanha salarial dos docentes de 1º e 2º grau, prevista para esta quarta-feira (20/2). Também não enviou às entidades representativas dos docentes as explicações sobre a sua proposta de tabela salarial, conforme requisitado pelo ANDES-SN e pelo SINASEFE, na reunião da última semana.

"Mas de um ano após a deflagração da campanha salarial de 2007, ainda não temos uma posição concreta do governo sobre as reivindicações dos docentes de 1º e 2º grau. Além disso, estamos sob a ameaça de que o reajuste proposto para os professores do ensino superior, relativo a 2007, não seja cumprido. Precisamos dar início ao processo de construção da greve", afirma o 3º vice-presidente do ANDES-SN, Almir Serra Martins Menezes Filho.

Rumo à construção da greve

Representantes dos docentes do Setor das Federais, reunidos em Brasília (DF) no dia 15/2, já haviam apontado a greve da categoria como alternativa para pressionar o governo. Conforme decisão tomada durante a reunião, os docentes darão início a uma rodada de assembléias, a partir de 3/3, para deliberar sobre a proposta em nova reunião do setor  marcada para o dia 15/3. No caso dos docentes do ensino superior, o governo impôs um pretenso acordo, rejeitado pela base do sindicato, que previa reajuste salarial para 2008, 2009 e 2010. Entretanto, o próprio governo já anunciou que irá "repactuar" as datas previstas no simulacro de acordo, sem ,entretanto,apresentá-las de fato.

Para os professores de 1º e 2º grau, a indefinição é completa. O governo apresentou uma proposta de reestruturação da carreira,com problemas, inclusive constitucionais, e uma tabela salarial incompleta, com modificações para 2010, sem contemplar os anos de 2008 e 2009 e só para os docentes em regime de dedicação exclusiva. Após as entidades terem recusado a proposta, o governo não mais se posicionou, e só vem remarcando as reuniões, sem justificativas.

"A construção de uma greve forte é a única forma, no momento, para evitar que ocorra em 2008 o mesmo que ocorreu em 2006 e 2007, isto é, reajuste zero", argumenta Almir.

Unificação dos servidores federais

Os docentes que participaram da reunião do Setor das Federais decidiram que, paralelamente à construção da greve, irão viabilizar ações que visam

no interior da CNESF no sentido de buscar a unificação das campanhas salariais dos servidores públicos federais deste ano, a partir do mote "REAJUSTE JÁ".

Em reunião da Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Federais - CNESF, os representantes do ANDES-SN indicaram a necessidade da unificação da luta. Um calendário de atividades deverá ser discutido na próxima reunião da Coordenação, agendada para o dia 28 de fevereiro, quinta-feira.

Os docentes também decidiram que o Sindicato Nacional, através das suas secretarias regionais e das sessões sindicais, deverá incentivar a reorganização imediata dos fóruns estaduais de servidores públicos Federais.

Plano de lutas

Os representantes do Setor das Federais basearam o processo de mobilização da categoria com vista à continuidade da campanha salarial nos princípios expressos no Pano de Lutas aprovado durante o 27º Congresso. O plano prevê, entre outras coisas, a paridade entre docentes ativos e aposentados e o tratamento isonômico entre as duas carreiras existentes atualmente: a dos docentes do ensino superior e a dos docentes de 1º e 2º grau.

Fonte: Andes-SN, Najla Passos, 20/2.

 


Coletânea de artigos


Home