Lula, como nunca antes na história deste país ...
 

 

Camilo Riani

 

"Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante."

Presidente Lula, citando música de Raul Seixas, para explicar por que queria tanto a CPMF, tributo que combateu quando estava na oposição (dezembro)

 

Veja também:  "A real metamorfose ambulante" ...

 

"Eu fico imaginando que, se aceitar a diminuição da idade para 16 anos, amanhã vão pedir para 15, depois para 9, depois para 10, quem sabe algum dia queiram punir até um feto."

Sobre a redução da maioridade penal (fevereiro)

 

"Certamente o embaixador russo recebeu a notícia e certamente mandou para o presidente Putin, e certamente o Putin ficou meio putin com o Brasil."

Sobre denúncias de que frigoríficos brasileiros pagariam suborno a autoridades russas visando a exportar carne para aquele país (março)

 

"É necessário caminhar mais para que Brasil e Estados Unidos cheguem ‘ao ponto G’ das negociações."

Recebendo o colega George W. Bush (março)

 

"Você não governa com principismo. Principismo você faz no partido quando pensa que não vai ganhar as eleições nunca."

Explicando, mais uma vez, por que mudou de opinião sobre a CPMF (setembro)

 

"É preciso melhorar a massa encefálica dentro do cérebro para as pessoas compreenderem que as mulheres devem ser respeitadas."

No Dia Internacional da Mulher (março)

 

"Para fazer saneamento básico, tem que cavar um buraco, enfiar o tubo e tapar o buraco."

Dando aula de engenharia (agosto)

 

"Eu tenho medo de andar de avião. Ando porque sou obrigado. Se a pessoa já tem medo, chega no aeroporto, a tensão é elevada à quinta potência, por ter atraso dos vôos, por não ter as informações corretas, a pessoa fica à beira do infarto."

Em pleno apagão aéreo (abril)

 

"Daqui a alguns dias vou encontrar o meu amigo Bush e vou dizer a ele: Bush, resolve o problema da crise, porque não vamos deixá-la atravessar o Atlântico e chegar ao Brasil."

Em visita à Espanha (setembro)

 

"Eu sou contra greve de fome, mas já fiz greve em 80, quando estava preso. Fiquei seis dias de greve, tomava água com sal. Dá uma fome..."

Comentando a greve de fome do bispo dom Luiz Flávio Cappio contra as obras de transposição das águas do rio São Francisco (dezembro).

 

 

Fonte: Rev. Veja, Retrospectiva 2007/Veja essa, 29/12/2007.

 


Coletânea de artigos


Home