MEC cria dois pólos universitários no RJ

 

Recursos são do BNDES e da União.

O Ministério da Educação criou nesta quinta-feira dois pólos universitários no RJ: o da Baixada e do Sul Fluminense. O ministro Tarso Genro esteve na sede da representação do MEC no RJ (Remec/RJ) para a solenidade de assinatura do protocolo de intenções e do convênio entre o MEC, as prefeituras e as universidades participantes das novas instituições federais de ensino superior.

O Pólo Sul Fluminense funcionará no campus de Santa Cecília da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda, e oferecerá inicialmente cursos de Engenharia Agrícola (50 vagas) e Administração (45 vagas), além de duas turmas de pré-vestibular para estudantes da rede pública.

O primeiro vestibular será em julho e as aulas terão início em agosto. A verba de R$ 3,6 mil para o projeto vem de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

'Este consórcio veio a calhar, é um modelo novo e deverá ser copiado pelo resto do país', afirmou Cícero Mauro Rodrigues, reitor da UFF.

O Pólo da Baixada terá como sede o Cefet de Santa Rita, em Nova Iguaçu, com os cursos de Administração, Economia e Engenharia da Automação e Controle. Serão 40 vagas por curso e o primeiro vestibular está marcado para julho. O ano letivo começará em agosto.

Serão destinados, inicialmente, R$ 950 mil do Orçamento da União para a contratação de professores, compra de material e infra-estrutura do pólo.

Aplauso da UNE - 'A ampliação do ensino superior público é a nossa bandeira. Cada vez que o MEC sinaliza a criação de um pólo, ele valoriza o ensino público. Este governo está demonstrando sua preocupação com o ensino superior gratuito e quer garantir que todos tenham acesso a ele', disse Luise Caroline Silva, diretora da União Nacional dos Estudantes.

Estiveram presentes à cerimônia o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, parlamentares, os reitores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), os diretores do Cefet Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e do Cefet de Química, a diretora da UNE, Luise Caroline Silva, e o representante do MEC-RJ, William Campos.
(Assessoria de Imprensa - Remec/RJ)

 

Fonte: JC e-mail,  20 de Maio de 2004.


Opiniões sobre os artigos ...


Coletânea de artigos


Home