Ministro recebe dirigentes das IFES
para discutir soluções para o setor

 

Cristovam Buarque se reuniu com os reitores das universidades federais. No encontro, ficou acertada a criação de três grupos de trabalho para agilizar a criação de propostas concretas


O ministro da Educação, Cristovam Buarque, se reuniu nesta sexta-feira com os reitores das instituições federais de ensino superior. Na pauta, soluções para os problemas vividos pelas IFES nos últimos anos e a inserção das mesmas no programa social do governo. "Diversas iniciativas já foram discutidas e ainda haverão outras reuniões. A perspectiva para este ano é extremamente positiva", comemora o reitor da UMFT (Universidade Federal do Mato Grosso) e vice-presidente da Andifes (Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Paulo Speller. O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, também participou do encontro.

No encontro foi aprovada a criação de três grupos de trabalho emergenciais que vão discutir propostas para a solução dos problemas das IFES. O primeiro grupo ficará responsável pela análise dos chamados "entulhos autoritários" - decretos, portarias e ordens de serviço - que tolhem a autonomia das universidades. O segundo tratará de questões concretas do dia-a-dia das IES, como a participação nos projetos de alfabetização do governo, a qualificação de professores, o desenvolvimento do ensino a distância e o preenchimento das vagas ociosas.

O terceiro grupo será responsável por dar início às discussões sobre a criação de uma "nova universidade" - uma das prioridades do novo governo. Anteriormente, o próprio ministro e o novo presidente da SESu (Secretaria de Ensino Superior), Carlos Roberto Antunes, já haviam manifestado a intenção de mudar, nós próximos anos a estrutura das IES públicas. "A idéia é que as propostas surjam rapidamente para resolver os problemas administrativos e assim possamos liberar os reitores do trabalho mais administrativo para que, finalmente, nós possamos nos dedicar a um trabalho mais conceitual, de criação de políticas para a educação superior", explica Speller.

A reunião faz parte de um processo iniciado pelo MEC (Ministério da Educação) para aproximar o governo das universidades. Antes deste encontro, o ministro já havia recebido, em dezembro, parte da diretoria da Andifes para discutir propostas para o setor. No início do mês de janeiro, o ministro recebeu também os representantes dos hospitais universitários, que vivem grave crise financeira e administrativa. Para as universidades, a disposição do novo ministro em receber as universidades mostra a intenção do governo em solucionar os problemas que ocorreram nos últimos anos.

"A reunião foi muito positiva. Principalmente no sentido de que ela estabeleceu um novo parâmetro de comportamento nas relações das universidades com o ministério", comenta o reitor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e diretor da comissão de orçamento da Andifes, Paulo Sarkis. Com esses encontros, o ministro pretende criar uma rotina de "reuniões de trabalho" com os reitores, para, pouco a pouco, resolver os problemas que as universidades acumularam nestes últimos anos. "É uma abertura que nunca tivemos. Estamos há menos de um mês da instalação deste novo governo e já estamos avançando o que não conseguimos em muitos anos no governo anterior", conclui Sarkis.


Fonte: Portal Universia - 24/01/2003.


 

Home