Mobilização em defesa do serviço público federal

 

ADUR-RJ e SINTUR participam do Dia Nacional de Lutas

 

Em 17 de abril, servidores públicos federais de diferentes movimentos sociais se reuniram na cidade do Rio de Janeiro para protestarem contra as reformas neoliberais do governo Lula. Criticaram também o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que não altera sua política de submissão ao mercado, em detrimento do ataque às conquistas dos trabalhadores.

Os presentes, dentre eles representantes da ADUR-RJ e do SINTUR, se posicionaram contra a Reforma Universitária e contra as agressões a autonomia das Instituições de Ensino Superior. Também se mobilizaram pelo cumprimento da pauta de reivindicação dos servidores públicos federais, referente à Campanha Salarial 2007, assim como protestaram contra a violência no campo, defendendo a luta pela terra.  

Na ocasião, representantes do MST, do ANDES-SN, da Conlutas, da Intersindical, do Sinasefe, dentre outras entidades participantes, engrossaram o coro que seguiu da Candelária à Cinelândia: “um, dois, três, quatro, cinco mil. Ou se pára o PAC ou paramos o Brasil”.                            

Na ocasião, também, foram lembrados os 11 anos do massacre de Eldorado dos Carajás (Pará), onde 19 trabalhadores foram mortos pela Polícia Militar, durante confronto. Milhares deles, acampados na região, decidiram fazer uma marcha em protesto para exigir do Incra urgência na desocupação de um latifúndio improdutivo onde eles haviam montado o acampamento Macaxeira.Apenas dois dos muitos culpados foram punidos. Em razão do episódio, 17 de abril foi batizado pelo governo brasileiro como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.  

Lutar contra as políticas neoliberais de Lula da Silva, defender a pauta da Campanha Salarial de 2007 e exigir que o governo faça a Reforma Agrária foram as principais razões que levaram manifestantes a marcharem em todos os estados no último dia 17.   
 

Leia mais na próxima edição do ADUR Informa.

Aline Pereira
Ass. de Imprensa
da Adur-RJ

Fotos: Aline Pereira

Fotos: Aline Pereira

 


Coletânea de artigos


Home