Prática pode ser eliminada numa geração
UNICEF: mutilação genital feminina afecta três milhões por ano

 

Foto: Jean Marc Boujou/AP (arquivo)
A excisão pode ser evitada através de uma mudança de mentalidades.

 

A UNICEF revelou que três milhões de raparigas em África e no Médio Oriente são sujeitas a mutilação genital todos os anos, defendendo que esta prática pode ser eliminada "no espaço de uma geração".  

 

O relatório "Mudar uma convenção social nefasta: a mutilação genital feminina", hoje divulgado, aponta um aumento de dois para três milhões de vítimas por ano em relação a estudos anteriores, o que não reflecte um aumento da prática, mas sim a existência de dados mais fiáveis. 

A mutilação genital ou excisão é uma prática tradicional na África sub-sariana e no Médio Oriente que inclui a ablação do clítoris, o que leva em muitos casos à morte. Dor, hemorragias prolongadas, infecções, infertilidade e morte são na realidade as consequências da excisão, afirma a UNICEF, frisando que "devido à natureza privada desta imposição, é impossível calcular o número de vítimas mortais". 

A mutilação genital já foi efectuada a 130 milhões de raparigas e mulheres nos 28 países da África sub-sariana e do Médio Oriente, onde a prática está enraizada e muitas vezes é feita por profissionais de saúde. Devido à emigração, acaba por verificar-se em comunidades por todo o mundo. 

Embora a UNICEF assinale que a taxa de prática da mutilação genital tenha descido em países como Benim, Burkina-Faso, Etiópia, Iémen ou Quénia, "são pequenos os progressos alcançados para a diminuição da prática global". 

"Eliminar a mutilação genital feminina vai exigir maiores esforços por parte dos governos, da sociedade civil e da comunidade internacional", reconhece o relatório. 

Para tal, a Unicef compromete-se a "influenciar políticas, leis e orçamentos" e diz ter parceiros que a ajudam a actuar no terreno. "Tudo nos leva a crer que, através de um empenho global colectivo, essa prática pode ser eliminada no espaço de uma única geração", afirmou a directora executiva adjunta da Unicef, Rima Salah. 

Líderes de opinião, chefes tradicionais e líderes religiosos, profissionais de saúde, curandeiros, assistentes sociais e professores têm um papel a desempenhar para "desencorajarem a realização desta prática", salienta o relatório.  

Fonte: Dossier, Mutilação genital feminina, 24/11/05.
<http://dossiers.publico.pt/shownews.asp?id=1239931&idCanal=967>



Luta contra a excisão

Celuy Roberta Hundzinski Damasio*

 

O século XX não acabou sem que ao menos uma mulher tivesse a coragem de denunciar a prática da excisão e infibulação, praticadas, no início da puberdade, em meninas de algumas partes do mundo. Em fevereiro de 1999, Mariatou Koita, 23 anos, foi a primeira a recorrer à justiça francesa, alegando sofrer muito com isso e não querer que suas filhas passem pelo mesmo processo. 

Mulheres como ela, oriundas de culturas que acham correto tal procedimento, sofrem, em países como a França, ao se depararem com a realidade onde é crime o que para alguns é sagrado. 

As indiciadas Hawa Gréou (praticante) e Dienaba Koita (mãe de Mariatou) foram condenadas, respectivamente, a cinco e dois anos de prisão. 

Mariatou é francesa proveniente da segunda geração da imigração africana. Acredita-se que alguém da primeira geração, por causa das convicções interiores e da pressão coletiva, jamais se atreveria a denunciar. As que tentam manifestar-se contra são acusadas de desavergonhadas, ocidentalizadas e de fazer com que a identidade cultural africana se perca. 

A prática da excisão varia de acordo com a cultura de cada povo que ainda a adota.  Consiste na mutilação do clitóris (órgão do prazer sexual feminino) e dos pequenos lábios vaginais. A excisão mínima, utilizada no oeste da África e na Indonésia, é a retirada do capuz do clitóris. 

Temos ainda, no leste africano (Djibuti, Etiópia, Somália, Sudão, Egito, Quênia), a infibulação, também chamada de excisão faraônica, considerada a pior de todas, pois, após a amputação do clitóris e dos pequenos lábios, os grandes lábios são secionados, aproximados e suturados com espinhos de acácia, sendo deixada uma minúscula abertura necessária ao escoamento da urina e da menstruação. Esse orifício é mantido aberto por um filete de madeira, que é, em geral, um palito de fósforo. As pernas devem ficar amarradas durante várias semanas até a total cicatrização. Assim, a vulva desaparece sendo substituída por uma dura cicatriz. Por ocasião do casamento a mulher será “aberta” pelo marido ou por uma “matrona” (mulheres mais experientes designadas a isso). Mais tarde, quando se tem o primeiro filho, essa abertura é aumentada. Algumas vezes, após cada parto, a mulher é novamente infibulada. 

A operação é sempre feita por mulheres (matronas) em suas próprias casas ou nas casas dos pais da vítima, em troca de presentes pelo trabalho efetuado. A  menina é posta no colo de sua mãe que segura suas pernas abertas. A vagina é então mutilada, sem anestesia, por instrumentos como uma lâmina de barbear, uma faca de lâmina flexível ou mesmo tesouras. 

São inúmeras as conseqüências. Esse momento abominável pode provocar um choque cardíaco, grandes hemorragias ou sangramentos contínuos que levam à morte, problemas  com órgãos vizinhos. Os hematomas e queimações ocasionados pela passagem da urina podem gerar retenção urinária. Posteriormente costuma-se observar: perturbações menstruais; infecções locais, urinárias e genitais que motivam a esterilidade; partos complicados; repercussões na saúde mental, como ansiedade, angústia, depressão, etc. 

Há uma luta travada entre o governo francês e os praticantes de tal rito, que na sua origem, significava a separação dos sexos. Na tradição de Mali, o céu fecundou a terra antes de sua excisão dando origem ao chacal, semeador da desordem no mundo. Assim sendo, a criança nascida de uma mulher não excisa vem anunciar a desordem e o azar. 

A mortalidade ligada a essa prática atinge em torno de 600.000 mulheres no mundo. Na França, mais de 20.000 mulheres por ano são mutiladas. Em 1982, Awa Thiam criou a CAMS-F – Comissão de Abolição de Mutilações Sexuais da França, tendo como eixo o aspecto jurídico do considerado crime.  

O tema, entre vários outros, foi discutido no 15º Congresso Mundial de Sexologia ocorrido de 24 a 28 de junho deste ano, em Paris.


* Celuy Roberta Hundzinski Damasio - Docente - Língua Francesa - Instituto de Línguas (UEM).

 

Fonte: Rev. Espaço Acadêmico, ano 1, n. 3, ago/2001, ISSN 1519.6186.


Opiniões sobre os artigos ...


Coletânea de artigos


Home