Sem verba pública, expansão é precarização

 

O financiamento do ensino superior no Brasil será tema de seminário promovido pelo ANDES-SN nesta segunda-feira (14/1), às 14h, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (Campus Colemar Natal e Silva, Praça Universitária). O seminário, aberto à participação de toda a comunidade acadêmica, antecederá à abertura do 27° CONGRESSO do ANDES-SN. 

Participarão os professores Nelson Cardosos Amaral (UFG), Otaviano Helene (USP) e Cláudio Tonegutti (UFPr). As discussões vão subsidiar a atualização e revisão do Caderno 2 do ANDES-SN, no tema “financiamento”.  

O ANDES-SN vem, ao longo dos anos, denunciando a falta de compromisso do governo com o financiamento da educação pública, o processo acelerado de privatização interna das Instituições Ensino Superior (IES), que se dá por meio das fundações ditas de apoio, e as sucessivas iniciativas de expansão das instituições federais sem recursos suficientes. 

O mais recente projeto governamental nesse sentido é o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que pretende ampliar a quantidade de alunos em sala de aula mantendo a mesma infra-estrutura e o mesmo número de docentes.  Para “vender” a imagem do REUNI, o governo federal utilizou-se da falácia de que haverá mais recursos públicos às IFES. No entanto, como denunciou o Sindicato, esses recursos prometidos são inferiores aos de 2007. Ou seja, a dita expansão das instituições federais representará, na verdade, uma precarização ainda maior. 

Questões como o congelamento imposto pela proposta orçamentária do governo, a transferência do papel social das universidades públicas para as fundações de apoio e a implementação de mecanismos que assegurem a gestão democrática dos recursos públicos também estarão no foco das discussões do seminário.

 

Fonte: Andes-SN, 12/1/2008.

 


Coletânea de artigos


Home