Relatório Mundial sobre Sociedades do Conhecimento é lançado em Paris

 

Paris, França - O surgimento das “sociedades do conhecimento” é o tema do Relatório Mundial da UNESCO que será lançado hoje (03/11), em Paris, pelo Diretor-Geral da Organização, Koichiro Matsuura, em uma conferência de imprensa com a presença do ex Secretário-Geral da ONU e ex-Secretário-Geral da Organização Internacional da Francofonia, Boutros Boutros-Ghali. O Relatório “Rumo às Sociedades do Conhecimento” traça a distinção clara entre sociedades do conhecimento e a sociedade da informação. Enquanto a última fundamenta-se nos avanços tecnológicos, as sociedades do conhecimento “abrangem uma maior dimensão social, ética e política”.

O Relatório aponta as disparidades em relação ao acesso às tecnologias da informação e da comunicação como um dos principais obstáculos para o desenvolvimento humano sustentável e para a construção de sociedades democráticas: apenas 11% da população mundial têm acesso à Internet e 90% das pessoas que podem se conectar vivem nos países industrializados. Apresenta também uma análise detalhada dos fatores que impedem o acesso de muitos países às oportunidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação, especialmente o aumento do hiato digital e as restrições à liberdade de expressão, além de apresentar recomendações para melhorar a situação.

O trabalho, que está sendo publicado duas semanas antes da segunda fase da Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação, a ser realizada em Tunis de 16 a 18 de novembro, é o primeiro de uma nova série de relatórios da UNESCO a serem publicados a cada dois anos, com foco em matérias presentes no cerne da missão da Organização, como diversidade cultural e desenvolvimento sustentável.

 

A íntegra do relatório pode ser obtida no endereço: http://www.unesco.org.br/areas/ci/World_Report_Knowledge_ENG.pdf

Fonte: UNESCO/Brasil, 03/11/2005.


Opiniões sobre os artigos ...


Coletânea de artigos


Home