O poder de transformação da Educação em debate
FME 2003 – Fórum Mundial de Educação
 


A conferência "A Cidade e a Educação" inicia a extensa agenda programada para hoje, primeiro dia de trabalhos do FME 2003 (Fórum Mundial de Educação). A abertura oficial, realizada neste domingo,  lotou o Gigantinho, em Porto Alegre e contou com a presença do ministro da Educação, Cristovam Buarque. "O Fórum vem reforçar a idéia de que Educação é o que há de mais importante na produção do ser humano. Até porque, sem Educação, não se produz bem, nem eficientemente", disse o ministro ao Universia momentos antes de seu discurso. 

Muito aplaudido, em sua fala, Buarque ressaltou os três pontos que pretende deixar como marca em seu mandato: a erradicação do analfabetismo adulto no Brasil; a construção de um ensino médio de qualidade e o nascimento de uma nova Universidade, sintonizada com as necessidades nacionais. "O Brasil, é o único país entre os maiores, que pode se dar ao luxo de ter todas as tragédias da civilização e ter todos os recursos necessários para corrigi-las", afirmou. "E todos que estamos aqui, hoje, temos a responsabilidade de construir um Brasil melhor através da Educação".

O discurso de Buarque encerrou a cerimônia de abertura, iniciada com duas apresentações culturais: a do Ballet do Loureiro e da Orquestra de Flautas Villa  Lobos, ambos projetos de socialização realizados em escolas municipais de bairros carentes da capital gaúcha. Os organizadores promoveram uma homenagem póstuma ao educador francês Pierre Bourdieu, que marcou o pensamento sociológico da França e também no Brasil, ao estudar os fatos e efeitos da educação escolar como um dos elementos fundamentais de reprodução das desigualdades sociais.

A programação do Fórum se estende até a próxima quarta-feira e prevê três Conferências, nove Debates Temáticos, sete Debates Especiais, além dos 40 debates da Programação Simultânea e cerca de 800 relatos Temáticos (apresentação de experiências pedagógicas dos participantes). Mais de 15 mil educadores de 70 países são esperados para os quatro dias desta segunda edição do evento, que neste ano traz como tema "Educação e transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível". "Na primeira edição, ocorrida em 2001, o objetivo era diagnosticar quais as características e os problemas da Educação em um mundo globalizado. Agora, queremos definir as linhas centrais de como usar a globalização a favor da democratização do conhecimento", afirma o coordenador geral do FME, Eliezer Moreira Pacheco.

Nas discussões focadas em Ensino Superior destaque para o Debate Temático do dia 21, às 19h, que discutirá "O papel da universidade na construção do conhecimento" , com a participação da professora de Filosofia da Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Madalena Guasco Peixoto. Na Programação Paralela estão previstos debates importantes como "GATS e educação: como garantir os sistemas públicos de ensino diante das ameaças de privatização?"; "Novas idéias para a universidade frente aos novos desafios para a humanidade"; "Financiamento da educação: uma visão global" e "Universidade pública para todos: inclusão dos jovens pela educação à distância", além do "I encontro internacional de docentes em instituições de ensino superior". Também estão agendados 82 Relatos Temáticos no formato de pôster que mostrarão experiências relacionadas a diversos temas, como evasão escolar, alternativas de acesso, formação contínua, entre outros.

 

Fonte: Portal Universia – 20/01/2003.

 

Home