Universidade pública tem estrutura
para 300 mil novas vagas

 

As instituições públicas de ensino superior têm capacidade para criar cerca de 300 mil vagas com um baixo custo, afirma o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação.

O número foi obtido a partir da comparação do número de matrícula nos cursos diurnos (675 mil) e noturnos (377 mil). A diferença poderia ser usada para atender novos alunos em cursos à noite. "A estrutura já existe. O que seria necessário, principalmente, é o corpo docente", afirmou o diretor do Inep, José Marcelino Rezende Pinto.

As regiões Norte e Nordeste são as que têm o maior potencial para ocupar essas vagas (58%), por terem as maiores diferenças entre os dois turnos.

Aumento de vaga em cursos noturnos é uma das principais reivindicações de entidades estudantis, como a UNE (União Nacional dos Estudantes). Essa modalidade, alegam, permite uma melhor conciliação entre trabalho e estudo.

Estatísticas

De acordo com os números que constam no Mapa da Educação Superior no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (5), o país tinha 3.480 milhões de estudantes matriculados no ensino superior em 2002 (ano do levantamento).

A região que mais possuía universitários era o Sudeste (1,746 milhão), seguido do Sul (678 mil), Nordeste (542 mil), Centro-Oeste (323 mil) e Norte (190 mil).

 

Fonte: Folha OnLine, 5/4/04..


Opiniões sobre os artigos ...


Coletânea de artigos


Home