ADUR-RJ pressiona Reitor da UFRRJ para que cumpra deliberação do CONSU contra a construção de aterro sanitário em Seropédica

 

A construção de um aterro sanitário em Seropédica que receberá cerca de 20 mil toneladas diárias de lixo doméstico, industrial, hospitalar e da construção civil – causará transtornos para os moradores deste município e dos de cidades vizinhas. O mais grave: há risco de crime ambiental, já que o empreendimento será construído próximo a um reservatório de água potável, conhecido como Aquifero Piranema.

O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CONSU/ UFRRJ deliberou que a Reitoria da instituição entrasse com uma ação, no âmbito federal, contra o aterro sanitário em Seropédica. Até o momento, a Administração Superior da Universidade não se pronunciou e parece ignorar o fato de que o “tempo não pára”.

A Diretoria da ADUR-RJ está envolvida, há mais de um ano, na luta contra a instalação de um aterro sanitário em Seropédica. Já promoveu e participou de vários debates sobre o tema, quando pesquisadores renomados, dentre eles docentes da UFRRJ, indicaram a gravidade que o empreendimento representa para os moradores deste município e dos de cidades vizinhas. A área destinada à construção do Centro de Tratamento de Resíduos – CTR, que será explorado pela iniciativa privada, situa-se em cima de um reservatório natural de água potável, conhecido como Aquífero Piranema.

De acordo com especialistas, o solo da área destinada ao aterro é impróprio para tal construção, por ser poroso e arenoso. O local também é propício à inundação – o que levaria à contaminação das áreas circunvizinhas. O aterro sanitário, se construído na região, agridirá uma área rica em geodiversidade e com potencial agrícola.

A construção de um aterro em Seropédica também causará transtornos para os moradores das cidades vizinhas. Estima-se que mais 2 mil caminhões transitem todos os dias pelas vias expressas, atravancando ainda mais o trânsito, sobretudo porque as obras do Arco Metropolitano não estão prontas. Seropédica receberá cerca de 20 mil toneladas diárias de lixo doméstico, industrial, hospitalar e da construção civil.

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro já apresentaram ao governo estadual e municipal diversos relatórios condenando a instalação de um aterro sanitário em Seropédica. No ano passado, o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior - ANDES-SN, por deliberação Congressual, encaminhou moção de repúdio ao Diretor do INEA-RJ e ao governador do Estado do Rio de Janeiro.

O Estado se omite diante dos fatos. Talvez se pronuncie apenas quando ocorrer uma tragédia ambiental já anunciada. 

Reitoria da UFRRJ não cumpre deliberação do Conselho Universitário

Em 21 de junho de 2010, o Conselho Universitário da UFRRJ – CONSU deliberou que a Reitoria ingressasse com ação judicial contra a construção de um aterro sanitário em Seropédica. Em sua 256ª reunião ordinária, decidiu:

“I - aprovar moção em repúdio à instalação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) em Seropédica;

II - ingressar com ação judicial pública por conta das perdas e danos que incidirão sobre o município de Seropédica e sobre a UFRRJ devido à implantação do CTR”.

Como o Reitor da UFRRJ não cumpriu a decisão do Conselho Universitário, seis meses depois, no dia 20/12/10, durante a 263ª reunião ordinária, o CONSU mais uma vez debateu sobre o tema e deliberou:

“aprovar que a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na representação do Magnífico Reitor, ingresse com ação judicial pública por conta das perdas e danos que incidirão sobre o município de Seropédica e sobre a UFRRJ devido à implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), em Seropédica”.

Novamente, a ADUR-RJ questiona: por que, até o momento, a Reitoria da UFRRJ não cumpriu a deliberação do CONSU? Sob qual alegação não quer fazê-lo?

O Conselho Universitário é soberano e decidiu por uma ação judicial que se posicione efetivamente, no âmbito federal, contra o aterro sanitário em Seropédica.

Até hoje, a Reitoria da UFRRJ apenas elaborou e divulgou a moção de repúdio ao empreendimento. A ADUR-RJ quer mais! A Reitoria deve cumprir a segunda deliberação da reunião supracitada do CONSU, ingressando, urgentemente, com uma ação judicial contra o aterro sanitário. Por que o Reitor não cumpre a deliberação do CONSU?

Como é sabido pela Reitoria, “o tempo não pára”. Justamente por isso, é preciso agir rapidamente contra o empreendimento  e em defesa da comunidade universitária e da sociedade civil de Seropédica.

 

 


Coletânea de artigos


Home