ADUSB pede a prisão de secretário e reitor da UESB
 

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb Seção Sindical) entrou com uma nova ação no Tribunal de Justiça na tarde desta terça, 31 de maio, pedindo a prisão do secretário de Administração (SAEB), Manuel Vitório e o reitor da UESB, Paulo Roberto Pinto dos Santos. Enquanto o secretário é o responsável pelo processamento da folha de pagamento, o Reitor responde juridicamente pelos atos da instituição.

A iniciativa é uma resposta à desobediência do governo e da reitoria à decisão do Tribunal de Justiça, que ignoraram liminar favorável concedida à Adusb Seção Sindical na última semana (quinta, 25), para que os salários fossem pagos. No entanto, o prazo estabelecido pela justiça não foi cumprido e os professores continuam sem receber os provimentos desde o dia 28 de abril, quando o governo efetuou o corte.

Diante do descumprimento da ordem judicial, a Adusb Seção Sindical também pede uma multa diária de R$100 mil e o sequestro no valor de R$ 4 milhões do orçamento do Estado a fim de garantir o pagamento do salário dos professores.

A greve na UESB foi deflagrada no dia 5 de abril, mas cumprindo os requisitos estabelecidos na legislação, se iniciou no dia 8 de abril paralisando todos os três campi da Instituição. O movimento exige que o governo reabra as negociações para que se discuta a retirada da cláusula da mordaça que impede reivindicações por melhorias salariais até 2014 e a revogação do Decreto 12.583/11 que contingência verbas para as Universidades Estaduais, ataca direitos dos docentes garantidos no Estatuto do Magistério e fere a autonomia das Universidades, além de ampliação das verbas para permanência estudantil, ampliação do quadro docente e resolução de pontos relacionados à pauta interna como Estatuinte e transparência orçamentária.    

 

Fonte: Adusb Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home