Alunos da UFS prosseguem com ocupação da reitoria


Estudantes de comunicação da Universidade Federal de Sergipe reivindicam melhorias no curso e solução para os problemas decorrentes da expansão do Reuni

Desde segunda-feira (30/05), alunos dos diversos cursos de comunicação ocupam a reitoria da Universidade Federal de Sergipe - UFS. A decisão foi tomada após assembléia geral dos estudantes de comunicação horas antes da ocupação.

Os manifestantes exigem uma reunião com o reitor da universidade, o Professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, junto a representantes dos alunos e professores do Departamento de Comunicação Social (DCS) e Ministério Público Federal com o objetivo de sanar os problemas presentes nos cursos de Comunicação Social da UFS, muitos deles decorrentes da expansão proposta pelo REUNI.

Segundo os estudantes, o Departamento de Comunicação, que englobava os cursos de Jornalismo e Audiovisuais, passou por um amplo processo de expansão, com aumento de vagas e inclusão dos cursos de Designer Gráfico e Publicidade e Propaganda. Entretanto, não houve um aumento significativo do quadro de professores. Atualmente, existem 12 disciplinas que não iniciaram aulas por falta de docentes.

Faltam ainda livros, computadores, materiais para edição, filmadoras, câmeras fotográficas e profissionais especializados para auxiliar os estudantes junto aos laboratórios. Outro ponto de reivindicação é uma maior representação dos estudantes dentro da Rádio Universitária da UFS, que funciona de forma burocrática por meio de políticas de editais, impedindo o acesso direto aos estudantes.

No dia seguinte à ocupação, os alunos se reuniram com o reitor da UFS, Josué Passos Sobrinho, para uma primeira reunião. Segundo os manifestantes, o reitor não apresentou nenhuma solução para os problemas, o que acarretou pela decisão de continuar a ocupação da reitoria.

Diversos professores, solidários com os estudantes, ministraram aulas públicas na área da ocupação. Aulas de História do Cinema e Economia da Comunicação foram ministradas não apenas para os manifestantes, mas para todos os interessados.

Os estudantes de comunicação buscam agora apoio de outros alunos, que também estão sendo prejudicados pela falta de estrutura e condições provocadas pelo REUNI. O movimento irá encaminhar a documentação necessária para acionar o Ministério Público Federal, que será o mediador entre os estudantes e a reitoria.

O presidente da ADUFS, Antonio Carlos Campos, afirma que estes problemas apontados pelos estudantes são conseqüências do REUNI e que o sindicato já alertava sobre as conseqüências desta expansão acelerada. “Nenhum segmento da UFS é contra a expansão, desde que não seja feita de forma acelerada e desordenada. Inclusive este é um item de nossa pauta de reivindicações todos os anos desde que o REUNI foi aprovado. Hoje vemos o preço da expansão”, avalia o Antonio Carlos.

Acompanhe a mobilização dos estudantes no blog <http://chegademigalhas.blogspot.com>

Fonte: ADUFS.

 


Coletânea de artigos


Home