ANDES-SN e Adufpa promovem Curso de Formação Sindical em Belém (PA)
 

Divulgar as especificidades da forma de organização do movimento docente e ampliar a politização de seus os sindicalizados são os principais objetivos do Curso de Formação Sindical que o ANDES-SN promove, em conjunto com a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa Seção Sindical), em Belém (PA), de 17 a 19/6.

De acordo com o 2º vice-presidente do ANDES-SN e membro da coordenação do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS),  Luis Mauro Magalhães, o curso segue uma orientação, aprovada em Congresso do Sindicato Nacional, no sentido de se realizar uma programação continuada de formação sindical, que permita a apropriação da história, do contexto político e das conquistas das organizações representativas dos trabalhadores.

“O curso é voltado para os docentes que queiram participar deste debate e se aproximar um pouco mais do tema, não como um objeto unicamente de análise, mas também como proposta de reflexão de nossa construção cotidiana”, acrescenta.

Ainda conforme o dirigente, como a proposta é permitir o acesso do maior número possível de professores, decidiu-se, ao menos num primeiro momento, realizar o Curso em diferentes regiões, chamando as Seções Sindicais para ajudarem na organização. “A Associação dos Docentes da Universidade Federal dos Espírito Santo (Adufes Seção Sindical) se disponibilizou em 2009 e, agora, foi a vez da Adufpa”, esclarece. 

Temas em pauta

Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e militante histórico do movimento docente, Marcelo Badaró irá falar sobre a História do Sindicalismo. Fundador e ex-dirigente do ANDES-SN, o professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Campinas, Edmundo Fernandes Dias, abordará o tema “A construção do ANDES-SN em oposição à estrutura sindical vigente”.

O professor de História da Universidade do Oeste do Paraná, Antonio de Pádua Bosi, trabalhará o tema “As transformações recentes do processo produtivo e a reorganização da classe trabalhadora: suas formas materiais e organizacionais”. 

Já o professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo, Osvaldo Coggiola, irá falar sobre “O processo de luta dos trabalhadores, suas formas organizativas até o assim chamado neoliberalismo” e Atnágoras Lopes, da coordenação da CSP-Conlutas, discorrerá sobre “A reorganização da classe trabalhadora no Brasil e a construção da CSP-Conlutas”.

Inscrições abertas

As Inscrições estão abertas para sindicalizados) até o dia 13/6, e deverão ser envidas pelas Seções Sindicais para a secretaria do ANDES-SN

Confira a programação:

Sexta, dia 17 de junho:
9h às 11h – chegada, apresentação;
11h às 13h – História do Sindicalismo
15h às 19h – História do Sindicalismo;
20h às 22h - Vídeos

Sábado, dia 18 de junho
9h às 11h - A construção do ANDES-SN em oposição à estrutura sindical vigente;
11h às 13h - As transformações recentes do processo produtivo e a reorganização da classe trabalhadora: suas formas materiais e organizacionais;
15h às 19h – Trabalhos em grupo, discussão de textos.

Domingo, dia 19 de junho
9h às 11h - O processo de luta dos trabalhadores, suas formas organizativas até o assim chamado neoliberalismo;
11h às 13h - A reorganização da classe trabalhadora no Brasil e a construção da CSP-Conlutas.
15h às 17h – Trabalhos nos grupos
17h às 18h – Relatos dos grupos.

 


Coletânea de artigos


Home