ANDES-SN ganha nova seção sindical
 

Docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA) do campus de Marabá criaram no último dia 9 de dezembro, em assembleia-geral, uma nova Seção Sindical do ANDES-SN, o Sindufpa. A criação da nova entidade contou com o apoio da diretoria da Adufpa e da Regional Norte II do Sindicato Nacional e vai facilitar a organização e mobilização dos docentes do campus da UFPA de Marabá.

Na assembleia de fundação, os professores elegeram a diretoria provisória da entidade, composta por 7 docentes, que deverão encaminhar o processo eleitoral para a escolha da primeira direção do Sindufpa até maio de 2012.

Segundo a diretora de interiorização da Adufpa e professora do campus de Marabá, Simone Contente, um dos motivos para a fundação do Sindufpa é a distância geográfica entre Marabá e Belém, que dificulta o contato e mobilização da categoria. “No momento em que os professores estreitam os contatos com a organização sindical e se sentem parte das decisões dos rumos do movimento docente, o Sindicato e a categoria são fortalecidos”, garante Simone.

Mas o principal motivo para a fundação do Sindufpa é a proposta de criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifespa), prevista para ser implantada em 2013. “Antes da implantação da Unifespa, é importante já estarmos organizados localmente para debatermos a constituição dessa nova Universidade, para que o governo federal não venha com um modelo pronto e acabado e tenhamos que engolir”, defendeu a diretora de interiorização da Adufpa.

A criação da nova Seção Sindical deverá ser homologada pelo ANDES-SN no seu próximo Congresso Nacional, que acontecerá de 15 a 20 de janeiro, em Manaus. “Por enquanto, iremos passar por um período de transição e iremos contar com o apoio da Adufpa. Em 2013, quando a Unifespa for criada, iremos mudar a natureza jurídica e o nome da entidade”, antecipou Simone Contente.

 

Fonte: ADUFPA - Seção Sindical, 14/12/11.

 


Coletânea de artigos


Home