ANDES-SN isenta docentes de imposto sindical obrigatório

 

Diferentemente da maior parte das entidades sindicais, o ANDES-SN continua a instruir as instituições de ensino superior do país a não efetuarem o desconto do imposto sindical compulsório sobre os salários dos professores. Publicando o aviso no Diário Oficial da União  (DOU), o ANDES-SN tem o intuito de assegurar que os professores universitários continuem isentos desse imposto sindical compulsório.

Legítimo representante dos docentes universitários do país, o Sindicato Nacional abre mão deste imposto que a legislação brasileira herdou de um dos períodos de maior tutela do Estado sobre as organizações sindicais. Por decisão política da sua base, vive exclusivamente da contribuição mensal deliberada pela categoria em assembléias gerais e congressos. Tal compromisso é disposição estatutária do ANDES-SN.

Para ver a publicação do ANDES-SN no Diário Oficial da União, clique: http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-7910536.pdf

 

ADUR-RJ cumpre a determinação do ANDES-SN

Como tem feito ao longo dos anos, a Associação de Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – ADUR-RJ S. Sind. – cumprirá as orientações do Sindicato Nacional na luta contra toda a taxa compulsória sindical não deliberada em suas instâncias legítimas.

O imposto sindical tem sido obrigatório para todos os trabalhadores, sejam eles sindicalizados ou não, que devem repassar o valor correspondente a um dia de jornada para o sindicato de sua categoria. O Sindicato Nacional, coerente com os princípios que historicamente tem defendido, se manifesta de forma contrária a imposição do imposto sindical, compreendendo que o trabalhador somente deve contribuir com sua organização de classe se assim for de sua livre e espontânea vontade.

É importante lembrar que o imposto sindical difere-se, portanto, da contribuição mensal que o professor repassa para a Associação de Docentes da UFRRJ como seu filiado, para a manutenção dos serviços e compromissos firmados pela seção sindical em defesa dos interesses da classe e da Universidade Pública, gratuita e de qualidade.

Fonte: Informandes, com adaptações

 


Coletânea de artigos


Home