ANDES-SN repudia ações da PF na UNIR, que levaram a prisão de docente e alunos
 

A diretoria do ANDES-SN enviou ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Educação uma moção de repúdio a atitude truculenta da Polícia Federal (PF) em relação aos docentes e estudantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em greve há mais de dois meses.

De acordo com o Sindicato Nacional, as prisões de um professor e dois alunos, e também as ações arbitrárias e o uso da violência física, caracterizadas por intimidação psicológica, cerceiam a liberdade de organização e manifestação.

No documento o ANDES-SN reafirma que “permanece na defesa intransigente da Universidade pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.”

No dia 21 de setembro, o professor o professor Valdir Aparecido da Silva, do Núcleo de História, foi preso sob a acusação de que seria o responsável por uma explosão ocorrida próxima ao local onde estudantes e professores faziam uma manifestação. De acordo com a imprensa local, o deputado federal Mauro Nazif (PSB/RO), presente na manifestação, também teria sido agredido pelos policiais. 

Na última sexta-feira (4), os alunos Gustavo Lima Torres, do curso de engenharia civil, e Fernanda Ortigosa, do curso de medicina, foram detidos pela PF acusados de injúria e levados a prestar esclarecimentos na delegacia.

A prisão aconteceu quando os estudantes buscavam panfletos em uma gráfica, que seriam distribuídos na cidade. Os alunos foram liberados depois de assinar um termo na delegacia e os 1.500 panfletos foram apreendidos para averiguação.

  • Confira aqui a íntegra do documento.

A moção foi enviada ainda ao Comando de Greve da UNIR, à CSP-Conlutas, à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e ao deputado federal Mauro Nazif.

Veja mais:

 

Fonte: ANDES-SN

 


Coletânea de artigos


Home