Andifes aprova por unanimidade documento sobre os Hospitais Universitários

 

Em recente reunião em Brasília, o Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES aprovou por unanimidade documento sobre os Hospitais Universitários. A medida tem como objetivo preservar os vínculos dos hospitais com as Universidades Federais, o caráter primordial de ensino e pesquisa dos HUs e as peculiaridades institucionais e jurídicas de cada unidade.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, presidente da Comissão dos Hospitais Universitários da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior - Andifes, participou nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Brasília, da XCVIII reunião ordinária do Conselho Pleno, na qual foram discutidos o orçamento das IFES para 2011 e a Medida Provisória 520/2010 que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Foi pauta também, o decreto 7.423/2010 que trata das Fundações de Apoio e a MP 525/2011 que trata da contratação de professores substitutos.

Na reunião, estiveram presentes 49 dirigentes além de pró-reitores, assessores e convidados.

MP 520


Após debate sobre a Medida Provisória 520/10, o Conselho Pleno aprovou por unanimidade documento sobre os Hospitais Universitários.

A Andifes deliberou também que a solução adotada deverá salvaguardar a autonomia universitária, preservar os vínculos dos hospitais com as Universidades Federais, o caráter primordial de ensino e pesquisa dos HUs e as peculiaridades institucionais e jurídicas de cada unidade.

Nos debates foi lembrado que no final de 2010, o governo federal, buscando resolver a situação dos HUs, editou a MP 520 que autoriza a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH. Neste contexto, a Andifes afirma que, preliminarmente, deve-se saldar os déficits orçamentários e resolver os problemas acumulados ao longo dos anos, quais sejam:

• Reposição de pessoal através de concurso público e remunerado pelo tesouro da união;
• Financiamento apropriado para infraestrutura, custeio e equipamentos;
• Aumento da eficiência de gestão com apoio administrativo;
• Dimensionamento e quitação do passivo trabalhista dos empregados atualmente contratados pelas fundações de apoio;
• Viabilização de hospitais universitários para todas as IFES que têm cursos na área da saúde;
• Aplicação e continuidade dos princípios estabelecidos no REHUF.

Conheça o documento na íntegra e saiba mais sobre o assunto em http://www.andifes.org.br

 

FONTE: Portal Andifes

 


Coletânea de artigos


Home