Assembleia da ADUR-RJ aprova paralisação das atividades na terça-feira, dia 5 de julho
 

Em 29 de junho, a Assembleia da Associação de Docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - ADUR-RJ aprovou a paralisação dos professores da UFRRJ no próximo dia 5 de julho. A reunião contou com a participação de cerca de 30 docentes da instituição.

O debate apontou para uma paralisação com mobilização da categoria, encaminhado com o nome de “PARAR PARA AÇÃO”.  Na manhã do dia 5/7, os professores panfletarão na entrada da Universidade Rural e nos institutos. No mesmo dia, haverá um debate na sede da ADUR-RJ, às 14h, para tratar sobre a carreira docente, a aposentadoria e o conjunto de medidas governistas que ameaçam o direito dos trabalhadores. 

Paralisação será nacional 

Professores e outras categorias do serviço público federal estarão unidos, nos seus estados, lutando contra decretos, projetos de lei e medidas provisórias que retirem seus direitos.

A iniciativa, liderada pelo ANDES - Sindicato Nacional e pela Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais - CNESF, visa sensibilizar o governo e a sociedade para as reivindicações conjuntas do funcionalismo. Dentre elas estão: a definição da data-base (1º de maio), a regulamentação/institucionalização da negociação coletiva no setor público e direito de greve irrestrito, o cumprimento de acordos firmados e não cumpridos pelo governo e uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações.  

Pauta específica dos docentes 

Além de apoiar as reivindicações dos servidores públicos federais, os docentes também têm uma pauta específica de lutas, construída coletivamente. Os principais eixos da campanha de 2011 são:
 

  • UNIVERSIDADE PÚBLICA – Garantia de financiamento público estável e suficiente para as IFES, assegurando incrementos compatíveis para a expansão com qualidade, tal como apresentado no PNE da Sociedade Brasileira;
     

  • AUTONOMIA UNIVERSITÀRIA E VAGAS DOCENTES;
     

  • CARREIRA ÚNICA – Projeto de Carreira aprovado no 30º Congresso do ANDES-SN;
     

  • Retirada da PEC nº 306/08, bem como qualquer outra iniciativa que proponha a extinção do RJU e a contratação via CLT nos serviços públicos;
     

  • POLÍTICA SALARIAL – Revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos, como preceitua a Constituição, em índice no mínimo igual à desvalorização monetária de acordo com o ICV DIEESE.

 


Coletânea de artigos


Home