Assembleia mantém indicativo de greve sem data e aprova moção de apoio aos delegados da ADUR-RJ

 

No dia 31 de agosto, cerca de 40 professores participaram da Assembleia da Geral da ADUR-RJ, nas dependências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Um dos objetivos da reunião era fazer uma avaliação do acordo firmado pelo ANDES-SN com o governo no último dia 26. Pelos termos do documento, os docentes receberão, em março de 2012, 4% sobre o Vencimento Básico, após a incorporação da gratificação, e também sobre a Retribuição por Titulação (RT), tanto para docentes do Magistério Superior quanto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Além disso, a aplicação do acordo será garantida tanto para os ativos quanto para os aposentados.

(PROFESSOR, VEJA O ACORDO E AS TABELAS NO DOCUMENTO EM ANEXO).

De acordo com informações do Sindicato Nacional, o ANDES-SN apresentou alteração no texto da minuta, para que ficasse explícito que esta primeira etapa só tratou de parte das reivindicações dos docentes e que seria preciso garantir a continuidade de negociação dos pontos de pauta que não foram atendidos neste acordo emergencial.

Os docentes Luciano da Silva Alonso e Helcimar Barbosa Palhano participaram da última reunião do Setor das Federais, convocada em caráter de urgência pela Diretoria do ANDES-SN, nos dias 25 e 26 de agosto, como representantes da ADUR-RJ. Na ocasião, eles levaram a deliberação da Assembleia da categoria, que havia rejeitado a proposta de acordo com o governo federal.

Após uma avaliação do processo, a Assembleia deliberou pela manutenção do indicativo de greve sem data para garantir que seja implementado o plano de carreira do Sindicato Nacional, aprovado no último congresso da categoria. Além disso, aprovou uma moção de apoio aos dois filiados que estiveram na reunião do Setor, por terem respeitado as deliberações da base até o último momento.

De acordo com a presidente da ADUR-RJ, Profa. Ana Cristina S. dos Santos, o Sindicato Nacional continuará o processo de negociação específico, relativo à reestruturação das carreiras. A primeira reunião do Grupo de Trabalho, que envolve o ANDES-SN e outras entidades representativas, acontecerá no dia 14 de setembro corrente, conforme determinado pelo documento.
 

Convênio pode privatizar terras da Universidade

O segundo ponto de pauta dizia respeito a um convênio que a UFRRJ estuda firmar com empresa da iniciativa privada para a instalação de um retropátio no campi de Seropédica. (VER DETALHES NO DOCUMENTO EM ANEXO)

De acordo com deliberação nº3 do Conselho Universitário da UFRRJ, de 3 de março de 2011, a Universidade tem analisado a viabilidade de estabelecer um contrato de cessão, de cerca de 40 hectares de suas áreas, com a Empresa MRS Logística S.A.

Como a assembleia precisava ser encerrada devido ao horário avançado, e tendo reconhecido a complexidade do tema, a discussão foi encaminhada para uma próxima reunião, com tempo hábil para a exposição das opiniões sobre o assunto.

A presidente da ADUR-RJ disse que a seção sindical está se mobilizando, em conjunto com o Grupo de Trabalho em Política Agrária e Meio-Ambiente, para realizar um Seminário sobre o assunto, ainda em setembro. A Diretoria da ADUR-RJ mostrou-se muito preocupada com o assunto, porque entende que a comunidade universitária não está devidamente esclarecida sobre este convênio que já está sendo discutido pelas instâncias superiores da UFRRJ. Além disso, a Diretoria desta seção sindical salientou que ceder o espaço da Universidade desta forma configura-se em privatização do patrimônio público.

 


Coletânea de artigos


Home