Assembleia Geral dos docentes da UECE encaminha pauta de lutas da categoria


O assunto que ganhou maior destaque foi a regulamentação do PCCV, principalmente no tocante à Dedicação Exclusiva

Na manhã de sexta-feira (16), os professores da Universidade Estadual do Ceará participaram de Assembleia Geral da categoria, convocada pela Seção Sindical do ANDES-SN na UECE (Sinduece). Em pauta, o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), seminário sobre a Universidade e a necessidade de concurso público na UECE. Na ocasião, o representante de vendas Júlio Pires, da Unimed, apresentou aos docentes a possibilidade de adesão ao plano, que ainda vai ser avaliada posteriormente pelo Sindicato e pela categoria.

O principal tema debatido foi a situação do PCCV, que ainda possui alguns pontos em aberto, como a Gratificação de Dedicação Exclusiva (GDE) e mudança de regime de trabalho. Parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE)/Procuradoria da Administração Indireta (PROCADIN) prevê que a administração superior tem prerrogativa de conceder ou retirar a GDE, bem como mudar o regime de trabalho docente (de 20 para 40 horas semanais ou vice-versa) conforme “interesse público”.

Segundo o advogado Cláudio Silva, assessor jurídico do Sindicato, o referido parecer atribui poder irrecorrível à administração em detrimento do professor. “A PGE deixa claro, em seu argumento central, que deve prevalecer o ‘interesse público’ sobre o interesse do docente”, afirma. Em nota técnica a ser apresentada à PGE na próxima quarta-feira (21), o advogado Cláudio Silva contesta o argumento da procuradoria, arguindo pela inconstitucionalidade da mudança de regime com prejuízo salarial.

Segundo o professor Epitácio Macário, presidente da Sinduece, a Dedicação Exclusiva (DE) é uma questão de princípio do projeto de universidade pública, não podendo ser ameaçada. “A proposta do nosso sindicato nacional é que a DE não seja gratificação, e sim regime de trabalho”, ressalta. Durante a assembleia, muitos professores expuseram suas inquietações em relação à instabilidade instaurada com o parecer da Procuradoria Geral e a insatisfação diante do fato de seus processos de solicitação de GDE terem sido barrados na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) sob o argumento da ausência de regulamentação.

Foram votados alguns encaminhamentos: na reunião da próxima quarta-feira (21) com a PGE, as representações sindicais vão contestar o parecer emitido pelo órgão; no mesmo dia, as três seções sindicais (Sinduece, Sindurca e Sindiuva) se reunirão para debater o tema; a diretoria do Sindicato se fará presente à reunião do Fórum dos Coordenadores nesta segunda-feira (19) para apresentar o problema. Na assembleia, também foi aprovada a realização de um seminário para discutir a universidade, que deve acontecer nos dias 03 e 04 de novembro. Uma comissão foi formada para organizar o evento e, já na próxima semana, os integrantes se reunirão para começar a pensar infraestrutura e formato do seminário.


O professor Alex Santos, da diretoria da Sinduece, relembrou as manifestações que ocorreram este ano em parceria com o movimento estudantil e destacou que o movimento de protestos não pode parar. “Se a gente não fizer uma grande mobilização para que isso aconteça, o governo tratará esse assunto à revelia, como já tem feito”, enfatiza Alex.

A diretoria da Sinduece informou ainda que o Sindicato vai entrar com ação judicial contra o governo do Estado, questionando a contratação abusiva de professores substitutos ao arrepio da Lei Complementar 14/199 que regulamenta a matéria. Até o fechamento desta matéria, a reunião com a PGE estava mantida. Ontem à tarde (16), a Sinduece recebeu a notícia de que a Procuradoria havia desmarcado o encontro.

E mais

Devem ser pautados no Fórum dos Coordenadores e no Fórum das 3 (Sinduece, Sindueva e Sindiuva), além do parecer da PGE, temas como a federalização das estaduais, assunto sobre o qual o governo estadual ainda não se manifestou oficialmente; e a realização do seminário que vai debater a universidade.

 

Fonte: Sinduece

 


Coletânea de artigos


Home