Ato político contra entrega do petróleo

 

Em nota divulgada no dia 19/3, após o fracasso do pedido de revogação de prisão, parlamentares e dirigentes políticos fluminenses se declaram “empenhados na imediata libertação dos trabalhadores e estudantes presos por estarem participando de manifestação democrática e pacífica contra a política intervencionista dos governos dos EUA no mundo”.

O documento denuncia o modo sumário e célere do inquérito que acusou os manifestantes de atirarem ‘artefato incendiário’ e ‘causar lesões corporais’ em funcionário do Consulado norte-americano. Os parlamentares e dirigentes lançaram um desafio às autoridades policiais e à embaixada estadunidense de provar “o envolvimento de qualquer dos detidos no ato de vandalismo”. 

O texto classifica a continuada detenção desses militantes como arbitrária e injusta e conclama o judiciário a “acolher os pedidos de habeas corpus”. Assinam a nota o senador Lindberg Farias (PT), os deputados federais Chico Alencar (PSOL), Jean Wyllys (PSOL) e Stepan Nercessian (PPS), os deputados estaduais Janira Rocha (PSOL) e Marcelo Freixo (PSOL) e o ex-deputado federal e presidente regional do PSTU, Cyro Garcia. 

Segundo o site do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), 800 pessoas participaram no último domingo (20/3) da passeata contra a visita de Obama, a entrega do petróleo e pela libertação dos 13 ativistas presos na sexta-feira (18/3). A passeata, que reuniu manifestantes que partiram de concentrações no metrô da Glória e no Largo do Machado, chegou até à rua do Passeio, na Cinelândia, onde foi realizado um ato político. 

Está programada para esta segunda-feira (21/3), às 17h, uma lavagem da Cinelândia e das escadarias do Theatro Municipal. A proposta é apagar simbolicamente a presença de Obama no país, segundo o presidente do PSTU, Cyro Garcia. 

Mais de 5 mil contra o arbítrio

Uma petição on line que exigia a libertação imediata dos treze manifestantes obteve mais de 5 mil assinaturas até a manhã do dia 21/3, segundo o twitter do PSTU. A luta agora, após a libertação, será para que os trabalhadores e estudantes não sejam processados.

 

FONTE: Boletim da ASDUERJ

 


Coletânea de artigos


Home