Ato reúne docentes, estudantes e técnicos da UFES em defesa da educação pública
 

Na manhã desta quarta-feira (14), professores, estudantes e técnico-administrativos realizam um ato em defesa da educação pública e por 10% do PIB para educação em frente à reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo, em Goiabeiras (Vitória), no Espírito Santo. O ato foi convocado pela Associação dos Docentes da UFES - Seção Sindical do ANDES-SN para marcar o início da segunda rodada de negociações do Sindicato Nacional com o Ministério do Planejamento.

De acordo com o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, além da carreira docente, os professores têm feito a luta contra diversas medidas do Governo Federal prejudiciais à educação pública. “O projeto que institui o regime de previdência complementar, acaba com a perspectiva de aposentadoria integral para os servidores públicos federais, por exemplo”, lembrou Rocha.

Os técnicos administrativos, em greve desde o dia 06 de junho, destacaram o Projeto de Lei 1749/11, que privatiza os hospitais universitários, como uma das principais medidas que irão prejudicar o ensino e a saúde pública. “A privatização do hospital terceiriza o trabalho dos técnicos; prejudica a qualidade de ensino de estudantes e professores e principalmente o atendimento feito à população que depende do SUS”, disse o representante do Sintufes, Wellington Pereira. Ele afirmou que a votação do PL na Câmara dos Deputados seria feita na terça-feira, 13, mas foi suspensa, devido à rpessão exercida pelo movimento.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) também esteve presente no ato. De acordo com o coordenador de formação política e relações sindicais, Júlio Cesar Bello, a luta pela questão salarial é fundamental, mas não é a única a ser feita neste momento. “Temos que lutar pela qualidade do ensino público federal e por mais repasses de verbas para a educação”, afirmou. Ele também disse que o Sinasefe irá construir atos unificados em torno dessa bandeira.

No encerramento do ato, o presidente da Adufes reiterou a importância da unificação dos segmentos da universidade na luta em defesa da educação pública. “A luta dos estudantes e técnicos também é nossa”, afirmou. Os participantes saíram do ato com a perspectiva de difundir essa bandeira de luta e de continuar a mobilização unificada pelas entidades representativas de estudantes, técnicos e professores.

 

Fonte: Adufes - Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home