CSP – Conlutas participa de ato público para denunciar danos causados pela empresa CSA

 

A CSA, uma empresa da ThyssenKrupp Steel, para garantir altas taxas de lucro vem operando desde o segundo semestre do ano passado, com um ritmo alucinante de trabalho, causando gravíssimos danos aos trabalhadores e à população de Santa Cruz. Seu objetivo é produzir ao custo mínimo 3 milhões de toneladas de placas de aço, que será fornecido à planta  de processamento perto de Mobile, no Alabama (Estados Unidos), e 2 milhões que vão para usinas da ThyssenKrupp na Alemanha, onde serão processados para toda a Europa.

Os trabalhadores da CSA operam sem condições mínimas de salário e trabalho, sem equipamentos adequados de proteção e sofrem uma brutal super-exploração. O custo de produção, que é um décimo do que seria se este ocorresse na Alemanha, tem sucessivos acidentes fatais ou no mínimo que mutilam. 

Sexta feira, 18/02, as péssimas condições de trabalho desta siderúrgica causaram a morte do auxiliar operacional Jorge Édio de Araújo Junior. Segundo denuncias dos próprios trabalhadores da CSA, a empresa é palco de inúmeros acidentes.

Moradores de Santa Cruz também sofrem com danos à saúde

Além de reduzir custo com a segurança no trabalho, a CSA prejudica a saúde da população de Santa Cruz, que atualmente sofre com doenças respiratórias e outros problemas associados à excessiva poluição gerada pela Siderúrgica. Santa Cruz é hoje conhecida como a ‘região da fuligem metálica’, tamanha é a poluição jogada pela CSA na atmosfera, tornando o ar irrespirável. No final de 2010, a CSA foi autuada pelo Instituto Estadual do Ambiente

(INEA), mas pouca coisa mudou até então. 

Blog reúne matérias que denunciam arbitrariedades da CSA 

O blog da Articulação da População Atingida pela Companhia Siderúrgica do Atlântico com links para informações sobre a Thyssenkrupp-CSA foi criado para reunir as notícias veiculadas pela grande imprensa que denunciam as arbitrariedades envolvendo a empresa em questão. Para conferir algumas dessas reportagens, acesse: http://apacsa.wordpress.com/

FONTE: CSP- Conlutas RJ.

 


Coletânea de artigos


Home