Dados da violência contra mulheres no Brasil são alarmantes
 

Quatro em cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. A informação consta no Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado no início de julho. A publicação reúne dados referentes à situação das mulheres no país obtidos por diversas entidades. Há uma informação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), ligada ao IBGE, de que 43,1% das mulheres já foram vítimas de violência em sua própria residência. A mesma pesquisa mostra ainda que, de todas as mulheres agredidas no país, 25,9% foram vítimas de seus cônjuges ou ex-cônjuges. .

Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o número de atendimentos feitos pela Central de Atendimento à Mulher cresceu 16 vezes de 2006 para 2010. Em 2006, foram feitos 46 mil atendimentos. Já no ano passado, foram 734 mil. Desse total, 108 mil atendimentos foram denúncias de crimes contra a mulher. Mais da metade desses crimes eram casos de violência. 

Abusos de crianças e adolescentes atingem 50% das cidadesEm metade dos municípios brasileiros há registros de denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes. É o que mostra um levantamento feito em maio deste ano pela Secretaria de Direitos Humanos (Sedh) da Presidência da República. De acordo com o mapeamento, as regiões Sudeste e Nordeste concentram 64% dos municípios de onde partiram ligações para o Disque 100. Este é o número nacional por meio do qual é possível fazer, anonimamente, denúncias de abusos sexuais de crianças e adolescentes.  

Os municípios com maior número de denúncias são os que recebem a menor cobertura de programas de combate à exploração sexual, afirma a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sedh, Carmem Oliveira. A Região Centro-Oeste lidera, proporcionalmente, o número de denúncias, com mais de 63 para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida, estão as regiões Norte (57,99), Nordeste (54,83), Sul (42,34) e Sudeste (35,23). Os dados fazem parte de uma prévia da Matriz Intersetorial 2011 - Cenários do Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O documento ainda está sendo concluído. 

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é grátis. Também é possível encaminhar denúncias pelo e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br

 

Fonte: Agência Brasil

 


Coletânea de artigos


Home