Deputados aprovam a MP 520
 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (25), o projeto de lei de conversão do deputado Danilo Forte (PMDB-CE) para a Medida Provisória 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para administrar os hospitais universitários federais e regularizar a contratação de pessoal desses órgãos. Apesar das alterações feitas pelo relator, que afirmou querer garantir que seja mantida a autonomia universitária, muitos deputados questionaram o conteúdo da MP.

As bancadas do PSDB, DEM, PCdoB e PSol insistiram durante toda a sessão na necessidade de maior debate sobre o tema. A bancada comunista, através da intervenção das deputadas Jandira Feghali e Alice Portugal lamentaram a insistência do governo em aprovar a medida nos termos em que ela foi apresentada. Alice chegou a classificar a criação da Ebserh de "exótica", enquanto deputados do PSDB a chamaram de "monstrengo".

Ivan Valente e Chico Alencar, ambos do PSol, ressaltaram o caráter privatizante da MP em relação aos hospitais universitários e lembraram a contradição do PT ao defender iniciativa desse tipo. Alheio às críticas, o líder da bancada petista, Paulo Teixeira (SP), conclamou a base governista ao microfone para que votassem favoráveis à medida provisória.

Destaques rejeitados

Após a aprovação do projeto de conversão, o plenário da Câmara rejeitou dois destaques do PSDB à Medida Provisória 520/10. O primeiro deles pretendia excluir do texto a autorização para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) criar subsidiárias regionais para o desenvolvimento de suas atividades.

O outro destaque rejeitado pretendia aprovar emenda da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) para especificar que a função da Ebserh seria apoiar a administração das unidades hospitalares na prestação de serviços de assistência médico-hospitalar e laboratorial à comunidade, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também foi rejeitada a emenda do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) à Medida Provisória 520/10, que previa a cessão de servidores à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) sem ônus para a universidade cedente.

Os deputados rejeitaram, em seguida, outra emenda de Pauderney Avelino que determinava a formulação do estatuto da Ebserh por uma comissão formada por representantes dos hospitais universitários. Finalizada a votação dos destaques, a votação foi encerrada e a matéria irá agora para o Senado.

Resta a expectativa, por parte do movimento docente e do sindical das universidades federais, que o STF possa julgar as ações de inconstitucionalidade (ADINs) encaminhadas pelo PSol e mais recentemente pelo PSDB contra a MP 520.
 

Veja também:

Por Fritz R. Nunes (com Agência Câmara de Notícias) - SEDUFSM

 


Coletânea de artigos


Home