Deputados de Rondônia condenam violência contra grevistas na UNIR
 

“Intolerável, inadmissível e altamente condenável”. A declaração é do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, ao condenar nesta quarta-feira (17) as ameaças de morte que vêm sendo colocadas em prática contra alunos e alunas que participam do movimento grevista da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Na quarta-feira (16), a coordenação do Comando de Greve da UNIR distribuiu nota à imprensa, informando sobre a ação de bandidos encapuzados que estão intimidando alunas e alunos com ameaças de morte. Também foram denunciadas as seguidas ações de intimidação aos professores, através de ameaças escritas espalhadas nos diversos departamentos do campus de Porto Velho.

Coelho lamentou que estas práticas criminosas ocorram até mesmo num ambiente acadêmico. Todos estes fatos, prosseguiu ele, demonstram que a permanência do reitor Januário Amaral é insustentável. Para o deputado do PSD, o reitor deve ser responsabilizado caso algo venha a acontecer com estudantes, professores e técnicos.

Já o deputado Ribamar Araújo (PT), ocupante do cargo de ouvidor geral da Assembléia Legislativa, disse que o sentimento é de profunda tristeza, por se constatar a “pilantragem agindo impunemente na Universidade Federal de Rondônia.”

O deputado petista também avalia que não existe mais ambiente para a permanência do atual reitor. Segundo ele, o clima de hostilidade e agressividade já extrapolou há muito. ”As autoridades policiais devem agir no sentido de identificar e processar devidamente estes bandidos”, declarou.

Os deputados Jean Oliveira (PSDB) e Zequinha Araújo (PMDB) também manifestaram repúdio e preocupação com a situação na UNIR. Araújo disse que irá pessoalmente à reitoria, onde estão acampados membros do comando de greve para avaliar a situação e encaminhar as providências cabíveis.

 

Por Paulo Ayres, de Porto Velho (RO)

Edição: ANDES-SN

 

Fonte: ANDES-SN

 


Coletânea de artigos


Home