Docentes e estudantes da UESPI fazem ato na Assembleia Legislativa e cobram auto
 

Professores e estudantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram, na manhã desta quarta-feira, carreata saindo do campus Poeta Torquato Neto até a Assembleia Legislativa, onde foi realizada uma audiência pública sobre o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os docentes estão em greve há 34 dias e denunciam que as negociações retrocederam, enquanto os problemas da universidade se agravam a cada dia. O governo evita receber a categoria e se recusa a responder às reivindicações dos professores por mais vagas no concurso público para pessoal efetivo, reajuste salarial (pagamento do piso do magistério da rede básica de R$ 1.187,00 para professor graduado 20h, cujo salário atual é de R$ 900,00) melhorias estruturais na universidade e assistência estudantil, com o aumento de verbas e direito efetivo de autonomia de gestão financeira e administrativa.

Durante a audiência na Assembleia, a presidente da Associação dos Docentes da UESPI, Graça Ciríaco, representando a comunidade universitária, apresentou aos deputados e ao representante do Governo Estadual uma proposta de emenda à LDO que prevê a destinação de 5% do ICMS, IPVA e Cota-Parte do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para financiamento da Instituição de Ensino Superior que passa por uma das maiores crises desde que foi criada. Nos próximos dias, o movimento SOS UESPI visitará todos os deputados estaduais para pedir apoio à proposta de emenda apresentada na audiência pública.

Como fruto da participação na audiência pública, a Frente Parlamentar pela Educação, da Assembleia Legislativa, fará reunião na próxima semana com a comunidade acadêmica para discutir soluções para o problema de financiamento insuficiente da UESPI. Durante a audiência sobre a LDO, os parlamentares presentes concordaram com a ideia de se discutir uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual para se estabelecer um percentual adequado para o financiamento da Instituição.

Assembleia

Nesta quinta-feira (16), os docentes realizam nova assembleia geral dos docentes, no Anfiteatro do CCN (do campus Poeta Torquato Neto), se discutir e deliberar sobre o movimento grevista e a campanha SOS UESPI.

Fonte: ADCESP

 


Coletânea de artigos


Home