Docentes se reúnem com governador do Paraná para discutir carreira nas IEES


Dirigentes das entidades representativas dos docentes das universidades estaduais do Paraná se reúnem nesta sexta-feira (16) com o governador do estado, Beto Richa, para tratar da proposta do plano de carreira dos professores universitários.

As medidas visam diminuir a preocupante evasão de docentes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) paranaenses para outros estados e para as universidades federais. Este fluxo tem comprometido as atividades de grupos de pesquisa, cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) do Paraná.

A proposta, discutida em assembleias dos docentes e consolidada pelo Grupo de Trabalho que reúne os Sindicatos dos docentes, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), consiste na alteração dos incentivos a titulação (45% ao especialista, 70% ao mestre e 100% ao doutor), equiparação do piso salarial do professor auxiliar ao piso do técnico de nível superior das IEES (que atualmente é de R$2.382,77 para 40 horas/semanais) e sendo alterado o piso dos técnicos, automaticamente será também alterado o piso do professor auxiliar.

Após a reunião com o governador as entidades devem realizar assembleias nos próximos dias para avaliar o resultado do encontro.

Grupo de Trabalho

A comissão formada por representantes das entidades sindicais, da Seti e da Apiesp é permanente e, após os encaminhamentos referentes à revisão da carreira, outros temas deverão ser discutidos e propostos no sentido de melhorar as condições de trabalho nas Iees paranaenses, incentivando desta forma a permanência dos professores nas universidades estaduais.
Entre os pontos que devem ser debatidos estão a situação dos Hospitais Universitários (HU), Gratificação Saúde (GS), o estabelecimento de tempo integral e dedicação exclusiva como Regime de Trabalho, instituído no edital de concurso, sem vinculação à pesquisa e extensão.

Com informações da Adunicentro - Seção Sindical

 

Fonte: ANDES-SN

 


Coletânea de artigos


Home