Estudantes gaúchos reivindicam paridade na eleição para reitor da UFRGS
 

Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passaram a noite dessa quinta-feira (24) a manha desta sexta-feira (25) acampados em frente à reitoria da instituição como forma de reivindicar paridade nas prévias para a escolha do reitor(a). O Conselho Universitário da UFRG decidiria nesta sexta-feira as regras para as prévias que serão realizadas ano que vem, mas adiou a decisão para o próximo dia 16.

Atualmente, a consulta para a escolha do reitor(a) da UFRGS ocorre nos moldes definidos pelo Ministério da Educação (MEC): 70% pra professores, 15% para alunos e 15% para funcionários. Estes e os estudantes reivindicam mudanças nas regras, como forma de se garantir a paridade.

Para o professor do Instituto de Letras da URFGS, Robert Ponge, é legítima a reivindicação dos estudantes e funcionários por democracia, “problema que não se esgota, longe disso, na questão da paridade”, ressaltou.

Ponge vê com bons olhos a mobilização dos estudantes por democracia dentro da UFRGS e defende que a seção sindical deva debater o tema da paridade nas prévias e posicionar-se a respeito. “Sou pessoalmente favorável à reivindicação dos estudantes, acho que ela é uma afirmação da democracia. Nossa entidade deve consultar seus sócios para tomar seu posicionamento”, defendeu.

 

Fonte: ANDES-SN, 25/11/11.

 


Coletânea de artigos


Home