Estudante morre baleado dentro da USP
 

Um estudante de 24 anos foi morto dentro do campus da Universidade de São Paulo (USP), na Zona Oeste da capital paulista, na noite desta quarta-feira. Ele foi atingido por um tiro na cabeça, por volta de 21h30m. Felipe Ramos de Paiva estudava Ciências Atuariais na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e trabalhava em uma empresa de gestão de fundos de investimento.

Segundo testemunhas, o universitário foi baleado ao abrir a porta de seu carro blindado, no estacionamento. Ele teria sido seguido por um homem após sacar dinheiro em um caixa eletrônico. Ainda de acordo com testemunhas, eles discutiram e Felipe tentou entrar no carro, mas levou um tiro na nuca. Um agente de segurança do campus teria ouvido os disparos, mas, com medo, se escondeu para se proteger. Ele teria visto um carro saindo em alta velocidade.

"O campus, de maneira geral, é inseguro. Muito grande, muitas árvores, muito espaço, é facilitador de todo tipo de delito".

A Polícia Militar estava dentro do campus, fazendo blitz, mas não foi avisada a tempo de fechar os portões de acesso ao campus para impedir a fuga do criminoso.

- Foi a falta de comunicação dos vigilantes. A PM estava aqui e a informação não chegou - diz o capitão da PM que participava dos bloqueios.

Felipe teria comprado um carro blindado porque havia sido assaltado duas vezes e se sentia mais protegido. Há sinais de que a maçaneta do carro foi forçada.

O corpo de Felipe foi reconhecido inicialmente por um amigo. A família foi avisada e a mãe dele foi até o campus.

- Estou sem chão ainda. Eu tenho que seguir, eu tenho uma filha. Não vai ser fácil, não vai - disse, desesperada, Zélia Ramos, mãe do universitário.

Segundo Zélia, o filho gostava de trabalhar, era tranquilo, não frequentava baladas e tinha tirado passaporte para viajar e conhecer o mundo.

Na noite desta quarta-feira, Felipe saiu mais cedo da sala e teria participado apenas da primeira aula. Os colegas dizem que ele costumava estacionar o carro sempre no mesmo local.

Morte escancara falta de segurança, dizem alunos

O crime chocou alunos e professores da Faculdade de Economia da USP, que está paralisada nesta quinta-feira, em luto pela morte do estudante.

"Perda, respeito e indignação permeiam nosso sentimento. Os casos de violência na USP, como sabemos, têm se tornado uma triste constante"

O diretor da Faculdade de Economia da USP (FEA-USP), Reinaldo Guerreiro, afirmou que a USP tem um problema concreto de segurança e é preciso buscar soluções.

- O campus, de maneira geral, é inseguro. Muito grande, muitas árvores, muito espaço, é facilitador de todo tipo de delito - afirmou.

Segundo Guerreiro, a Reitoria da USP formou uma Comissão de Segurança para discutir o problema e é preciso que sejam tomadas ações mais concretas.

- Foi uma coisa chocante ter de receber um pai e uma mãe chocados, vendo o corpo do filho no chão - disse o diretor, lembrando que ficou até 2h com os pais de Felipe, para dar apoio.

Guerreiro admitiu que a Guarda Universitária, responsável pela segurança no campus, tem dificuldade para lidar com este tipo de ocorrência, pois os vigilantes não andam armados e seu objetivo é de "apoio ao cidadão".

O Centro Acadêmico da faculdade divulgou carta aberta aos alunos dizendo que o assassinato "escancara de maneira lamentável" a necessidade de discutir a segurança no campus. Os alunos reclamam da falta de iluminação e de vigilantes no campus.

Nesta manhã, universitários fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao colega morto e seguiram em caminhada até a FEA, onde entragaram uma carta aberta à Reitoria da USP.

Leia a íntegra:

Carta aberta aos alunos da FEA USP

"É com grande pesar que o Centro Acadêmico Visconde de Cairu, entrega esta carta aos alunos. No dia de ontem, uma tragédia se abateu sobre a comunidade de nossa faculdade. O falecimento do estudante Felipe Ramos de Paiva, aluno do 5º ano do Curso de Ciências Atuariais, chocou a todos aqueles que diariamente frequentam o campus Butantã. Não há palavras que possam reconfortar aqueles que perderam um colega, um amigo, um filho, um ente querido.

Desta forma, diante de tão triste situação, oferecemos nossa humilde solidariedade a todos os que sofrem neste momento. Hoje é um dia de luto e homenagem. Perda, respeito e indignação permeiam nosso sentimento. Os casos de violência na USP, como sabemos, têm se tornado uma triste constante.

Nos últimos meses, sequestros, assaltos e furtos passaram a preocupar alunos, professores e funcionários. A perda de nosso colega estudante, portanto, escancara de maneira lamentável a necessidade de se debater a segurança no cotidiano universitário.

De forma pragmática e urgente, mesmo em um momento anterior a esse debate, já é possível apontar problemas e solução óbvia e imediata, que há poderiam ter sido sanados. Um primeiro ponto diz respeito à falta de iluminação adequada, não só nos arredores da FEA, mas em todo o campus. Também há falta de vigilantes no perímetro das unidades.

Os reais problemas de segurança na Universidade de São Paulo precisam ser corretamente diagnosticados. Ouviremos os alunos, falaremos com a diretoria de nossa faculdade e agiremos para que a dor que hoje sentimos altere a forma como a questão de segurança é tratada."

Fonte: O GLOBO

 


Coletânea de artigos


Home