Exposição conta história das Seções Sindicais do ANDES-SN

 

 

   

O 30º Congresso do ANDES-SN, realizado em Uberlândia entre os dias 14 e 20 de fevereiro, além de deliberações, também foi marcado pelas comemorações dos 30 anos do Sindicato Nacional.  Entre as várias atividades comemorativas, uma chamava a atenção: a exposição com cerca de 20 painéis se destacava entre as pessoas que passavam pelo saguão de acesso ao Anfiteatro do Bloco 3Q, do Campus Santa Mônica da UFU, local destinado à realização das Plenárias deliberativas do Congresso.

Em cada painel enviado pelas Seções Sindicais de várias partes do Brasil, era possível conhecer um pouco da trajetória de luta de cada uma e, por assim dizer, do ANDES-SN. Ideia da comissão responsável pela organização do evento, o material exposto destacava momentos importantes de cada entidade. “Desde o início, quando começamos a discutir a organização do Congresso, o formato, as atividades que comporiam o evento, nós pensamos em ter alguma coisa diferente do tradicional. Precisávamos enfatizar as comemorações dos 30 anos do ANDES-SN, que é um orgulho para nós, mas também resgatar a história das Seções Sindicais”, lembrou a professora Solange Bretas, integrante da Comissão Local de Organização do 30º Congresso do ANDES-SN.

As Seções Sindicais surgiram, na sua grande maioria, como associações, muito antes da criação da ANDES. “A ideia foi justamente contar que a história do ANDES-SN se confunde com a história das Seções Sindicais, que são as entidades de base que compõem o sindicato nacional”, disse a professora.

Os pôsteres contam um pouco dos 30 anos do ANDES-SN, sua luta e parte da história das Seções Sindicais. “O ANDES-SN é o conjunto das Seções Sindicais. Não é só uma direção nacional, não é uma entidade independente das Seções Sindicais. É o conjunto das Seções Sindicais. A história das Seções Sindicais é também a história do ANDES-SN, e a gente tem muito o que comemorar nesses 30 anos”, disse.

A professora conta que o material exposto durante o evento atingiu a expectativa da comissão organizadora.  “Esperávamos uma resposta das Seções Sindicais e achamos que foi boa, pelo número de painéis apresentados num curto espaço de tempo que elas tiveram para preparar o material. Mostra parte da trajetória de cada Seção Sindical e o foco de luta que cada uma aborda na sua localidade” completou Solange.

 


Coletânea de artigos


Home