FSM reúne 123 países, Palestina e Curdistão

 

O Fórum Social Mundial 2011, que se realiza em Dacar entre os dias 6 e 11 de fevereiro, conta com participantes e organizações de 123 países. A maioria vem dos vizinhos africanos (45), seguidos dos europeus (29), asiáticos (22), centro-americanos e caribenhos (12), sul-americanos (10), norte-americanos (3) e países da oceania (2), além da Palestina e do Curdistão. A expectativa do Comitê Organizador é de receber 50 mil pessoas.

Taoufik Ben Abdallah, integrante dos Conselhos Africano e Internacional do Fórum Social Mundial, além do Comitê Organizador, reforça a necessidade de “ouvir os povos”. “A situação da Tunísia, Costa do Marfim e Egito recebe eco no mundo por vivenciar situações comuns a vários países. Queremos que o FSM2011 seja como um receptáculo de energias e impulsionador de capacidades dos povos para melhorarem suas próprias vidas. Queremos um Fórum por alternativas populares e democráticas e por valores universais compartilhados.”

Para Chico Whitaker, do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, Dacar não será um evento com muitos participantes, como o de Belém (Brasil) que reuniu 150 mil pessoas. “Isso porque de 80% dos países africanos tem 15 vezes menos habitantes que o Brasil. Mas este Fórum será bem-sucedido em muitos outros aspectos. Além disso, o Fórum de Dacar terá um grande número de encontros pela internet com grupos locais e de vários países (só na França, haverá 70 !), disse.”

Para conferir a programação do FSM, clique em: http://www.forumsocialmundial.org.br/noticias_01.php?cd_news=3010&cd_language=1

Fonte: Imprensa FSM

 


Coletânea de artigos


Home