Globo ameaçou romper vínculo com programa Criança Esperança após Unesco divulgar relatório sobre concentração da mídia no Brasil
 

Em palestra no 2º Encontro Nacional de Blogueiros, em Brasília, o jurista Fábio Konder Comparato denunciou que a Globo ameaçou romper seu contrato com a UNESCO para promover o programa Criança Esperança. Segundo ele, a ameaça teria sido feita após o organismo ligado às Nações Unidas ter publicado um estudo sobre o ambiente regulatório para radiodifusão no Brasil. .

O estudo em questão concluiu o óbvio: a mídia brasileira é dominada por 35 grupos, que controlam 516 empresas. E uma única rede detém 51,9% da audiência nacional. A média de TVs ligadas entre as 7h da manha e a meia-noite atinge 45% da população brasileira, um dos maiores índices do mundo. Os dados foram citados por Comparato em sua palestra.

Segundo ele, a TV Globo disse aos autores do estudo, Toby Mendel e Eve Salomon, que poderia romper o vínculo entre a emissora e o programa Criança Esperança. Embora a concentração da mídia seja fartamente conhecida no Brasil, o documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, reforça a credibilidade internacional dos que lutam por um novo marco regulatório da comunicação no país. Para acessar o estudo, clique em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/the_regulatory_environment_for_broadcasting_pdf_only/.

 

Fonte: Viamundo, via NPC.

 


Coletânea de artigos


Home