Governador do PI é recebido com vaias e protestos na UESPI
 

Depois de um twitaço promovido ontem ter dado visibilidade nacional à greve dos docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), alunos e professores da instituição constrangeram o governador do Estado, Wilson Martins, hoje, ao _ocioe-lo com uma chuva de vaias, durante a visita dele à Faculdade de Ciências Médicas, em Teresina (PI). 

“O governador resolveu fazer uma visita surpresa à Faculdade de Ciências Médicas, que ele acreditava que não tivesse aderido à greve. Mas todos nós, alunos e professores, nos mobilizamos e, rapidamente, organizamos um grande protesto no local”, explica a presidente da Associação dos Docentes da UESPI, Graça Ciríaco.

De acordo com ela, mesmo submetido à pressão, o governador disse que não negociará com os professores enquanto durar a greve. “Acontece que desde setembro do ano passado nós temos tentado nos reunir com ele e não conseguimos. A greve só foi deflagrada por isso”, explica a sindicalista.

Twitaço

Ontem, o twitaço promovido pelos docentes e estudantes da instituição conseguiu colocar a tag #SOSUESPI em terceiro lugar na lista dos Trending Topics Brasil, a lista de assuntos mais comentados pelos usuários, às 11:30 horas. Em função disso, a crise na UESPI foi destaque na imprensa nacional.

Multicampi

A UESPI é uma instituição multicampi que se espalha por todo o Piauí. Possui 52 campi e 1500 professores, sendo que apenas pouco mais de 500 são efetivos. “Nós temos 12 campi sem um único professor efetivo, o que impede os alunos formandos de serem diplomados. Além disso, a estrutura da maioria dos campi é muito precária. A situação é insustentável”, esclarece Graça.

Reivindicação

Além da contratação de professores e melhorias estruturais, os grevistas lutam por mais servidores, assistência estudantil e melhorias salariais. Atualmente o piso do professor auxiliar 20h é de R$ 1 mil. A categoria reivindica que o piso seja de R$ 2,2 mil, tendo por base o salário mínimo calculado pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas _ocioeconômicas (Dieese).

Rumos do movimento

Segundo ela, nesta quinta-feira os professores promovem nova assembléia geral para avaliar os rumos do movimento. “Nesta primeira semana, conseguimos paralisar os maiores campi. A proposta, agora, é tentar paralisar as unidades do interior. Temos um campus há 800 quilômetros da capital que já está em avançado estado de mobilização”, exemplica.

 FONTE: ANDES-SN.

 


Coletânea de artigos


Home