Impunidade: assassino do sindicalista Gildo Rocha é absolvido
 

Um dos policiais envolvidos na morte do sindicalista Gildo Rocha, assassinado durante uma greve em 2000, foi absolvido no julgamento realizado nesse dia 29 de novembro, em Brasília. O outro policial envolvido no crime morreu antes que pudesse ser julgado.

A linha de defesa foi de tentar desqualificar Gildo a todo o momento. Foram utilizados argumentos de que o sindicalista estava armado e de que teria atirado contra os policiais, além de portar drogas na ocasião em que foi abordado. Porém, na pericia feita no corpo de Gildo não foram encontrados vestígio de drogas, assim como a inexistência de pólvora nas mãos do ativista, o que desmentiu a versão dos policiais.

Gildo trabalhava como gari na cidade Ceilândia, no Distrito Federal, e lutava junto com seus companheiros por melhores condições de trabalho. Foi assassinado pela polícia do então governador Joaquim Roriz por estar participando de uma atividade de greve. Sua vida de militância rebate as tentativas da defesa de tentar transformá-lo de vítima em bandido.

Chocada com o resultado do julgamento, a viúva de Gildo, Gleicimar Souza Rocha lamentou o ocorrido. Além da esposa, Gildo deixou dois filhos, pequenos na época em que foi morto.

A CSP-Conlutas se solidariza com os familiares do militante Gildo que foi  mais uma das vítimas do processo de criminalização dos movimentos sociais empreendido pelo Estado. Repudia mais um revoltante capítulo nessa história de impunidade que já dura 11 anos.

 

Fonte: CSP-Conlutas, 2/12/11.

 


Coletânea de artigos


Home