Incêndio no Instituto de Química
 

Um incêndio na manhã desta terça-feira, 31/5, destruiu parte de um dos laboratórios do Instituto de Química no prédio Haroldo Cunha Lisboa, campus Maracanã. O fogo se originou em um dos equipamentos conhecido como “capela”, utilizado como exaustor de produtos químicos, por volta das 8h30min. Dois estudantes da pós-graduação trabalhavam no laboratório no momento, mas, felizmente, não houve feridos.

Professores, servidores e estudantes que trabalhavam próximos ao local foram os primeiros a dar combate ao incêndio. Segundo o professor Aderval Severino Luna, um dos responsáveis pelo laboratório, “o fogo derreteu o encanamento hidráulico que estava fixado no teto acima do aparelho, facilitando o controle das chamas”.

Ainda não é possível atestar se o incêndio foi causado por um dano no aparelho ou por problemas na instalação elétrica. O diretor do Instituto de Química, professor Fernando Altino Medeiro Rodrigues, afirmou que deverá publicar, após a perícia no local, uma portaria informando as causas do acidente. “Uma lição que se deve tirar deste fato é que precisamos criar uma cultura de prevenção de riscos, baseada em planos de emergência, brigadas de incêndio e simulações periódicas”, afirmou o diretor.

Fonte: ASDUERJ

 


Coletânea de artigos


Home